11/03/2009 - 17:16

Instituto Pró-Livro confirma apoio à 13ª Jornada Nacional de Literatura


Foto: Divulgação/UPF
Entidade contribuirá financeiramente e por meio da promoção de um curso sobre leitura
Em reunião realizada na segunda-feira, 2 de março, em São Paulo, a gerência do Instituto Pró-Livro (IPL) confirmou apoio para a realização da 13ª edição da Jornada Nacional de Literatura. A entidade contribuirá com R$ 50 mil e, também, promoverá um curso sobre os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. O anúncio foi feito pela gerente executiva de Projetos, Zoara Failla, à coordenadora geral das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing.

De acordo com o presidente do Pró-Livro, Jorge Yunes, a história das Jornadas Literárias se constitui numa movimentação ímpar, como espaço de debate para formação de leitores no Brasil. A 13ª edição acontece de 24 a 28 de agosto de 2009 em Passo Fundo/RS.

O curso que integrará a programação da Jornada abordará a leitura na perspectiva da arte e da tecnologia, tema central do evento, e será ministrado pela professora Dra. Maria Antonieta Antunes Cunha, uma das analistas da pesquisa publicada em forma de livro, intitulado “Retratos da Leitura no Brasil”. A publicação, que teve Galeno Amorim como coordenador, tem onze capítulos com reflexões sobre os hábitos de leitura revelados pela pesquisa promovida pelo IPL e aplicada pelo IBOPE Inteligência.

Projeto Do papel ao pixel
Durante a reunião, Zoara Failla também sugeriu a participação dos alunos de Mídias Digitais da Universidade Metodista de São Paulo na 13ª Jornada. Os estudantes estão desenvolvendo um projeto inovador que adapta contos da nossa literatura para o audiovisual com uma linguagem cômica e criativa e os disponibiliza na internet. O conto Clic contido no livro "As mentiras que os homens contam" do autor Luís Fernando Veríssimo, foi escolhido para esta transformação.

Denominado “Projeto do Papel ao Pixel”, a iniciativa tem como objetivo despertar o fomento à leitura e aguçar a criatividade do usuário, fazendo-o notar que os livros não são antiquados e ultrapassados, mas que podem ser dinâmicos e divertidos a partir do momento em que se deixa envolver pela história. A idéia é que esta ação seja realizada com os estudantes de Ensino Médio que participam da Jornada, no dia 28 de agosto. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.dopapelaopixel.com.br.

Assessoria de Imprensa UPF