27/03/2009 - 15:53

Ministro Haddad reconhece importância das Jornadas Literárias


Foto: Divulgação
Haddad enalteceu o objetivo das Jornadas de formar leitores multimidiais críticos e emancipados
Em audiência viabilizada pelo deputado Beto Albuquerque em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Rui Getúlio Soares, o próprio deputado Beto Albuquerque e a coordenadora geral da 13ª Jornada Nacional de Literatura, professora Dr. Tania Rösing. O encontro, realizado na quarta-feira (25) também contou com a presença do secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, e teve como objetivo analisar e viabilizar a participação do Ministério na próxima edição da Jornada de Literatura, a ser realizada no mês de agosto.

Segundo Haddad, é muito importante a continuidade das Jornadas, tendo em vista seu objetivo maior: formar leitores multimidiais críticos e emancipados, o que coincide com as orientações dos diferentes programas educacionais desenvolvidos pelo MEC – PNDE, PNBE, Programas de Mediadores de Leitura – destacando apenas três. O ministro lembrou das ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura que estão unindo os esforços do MinC e do MEC na valorização de iniciativas de leitura as mais diversas emergentes em todo o país.
O reitor Rui Getúlio Soares informou ao senhor ministro que 10% dos alunos da UPF estão beneficiados pelo PROUNI, o que demonstra o compromisso institucional em sintonizar-se com as propostas do MEC, beneficiando os alunos com menores recursos. Salientou, ainda, a importância da presença de Haddad na sessão solene de abertura da Jornada, momento em que a Universidade poderá ratificar publicamente seu apreço pelos benefícios das ações ministeriais da atual gestão no aprimoramento do segmento educacional brasileiro nos mais diferentes níveis. O reitor também lembrou que, em 28 anos de Jornadas Literárias, somente um ministro da Educação prestigiou essa movimentação educacional e cultural, o que significa que é o momento exato para a presença de Haddad no Circo da Cultura, no dia 24 de agosto de 2009.

Durante o encontro, a coordenadora Tania salientou a importância das Jornadas, mas lembrou da necessidade de serem viabilizados recursos para a sua realização, sensibilizando o ministro Haddad a declarar que prestará o auxílio necessário.
O deputado Beto Albuquerque salientou a necessidade de o ministro da Educação entrar em contato direto com as ações desenvolvidas no contexto da Capital Nacional da Literatura, informando que esse título resultou de Lei Federal sancionada por sua excelência o presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2006. O deputado informou, ainda, todo o esforço que tem empreendido para conseguir as verbas necessárias para viabilizar a décima terceira edição do evento por acreditar nos resultados visíveis, entre os quais se encontra a pesquisa do IBOPE que destaca Passo Fundo como a cidade brasileira onde mais se lê no Brasil – 6,5 livros por pessoa/ano.

Nomes consagrados nacional e internacionalmente já confirmaram presença na 13ª Jornada Nacional de Literatura, entre eles Pierre Lévy, Teresa Colomer, Guilherme Arriaga, Fernando Molica, Clarah Averbuck, Dorota Maslowska, Beatriz Sarlo, Fernando Bonassi, Luzia Santaella, Diana Domingues e Zuenir Ventura, entre outros. A Jornada é uma realização da UPF e Prefeitura Municipal de Passo Fundo e nesta edição terá como tema central de debates "Arte e tecnologia: novas interfaces”.

Assessoria de Imprensa UPF