30/03/2009 - 16:31

Senador Pedro Simon confirma presença na 13ª Jornada de Literatura


Foto: Divulgação/UPF
O senador Pedro Simon, que já participou de outras edições do evento, reconhece a força e a qualidade das Jornadas
Considerado entre seus pares como exemplo de seriedade política, dinamismo e compromisso com o país, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) recebeu, na quarta-feira, 25 de março, o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Rui Getúlio Soares, e a coordenadora geral da Jornada Nacional de Literatura, professora Tania Rösing, em seu gabinete no Senado Federal. A finalidade do encontro constituiu-se na apresentação da complexidade do programa da 13ª edição da Jornada, que acontecerá entre 24 e 28 de agosto deste ano, com especial destaque aos escritores, pesquisadores e artistas convidados e às atividades paralelas que serão realizadas.

Segundo Simon, é impressionante a força do evento e a manutenção de sua qualidade ao longo de quase 30 anos, o envolvimento com um público tão necessitado de novos estímulos à leitura como iniciativa de uma Universidade comunitária. Foram lembradas ações de diferentes Jornadas, inclusive a participação de Josué Guimarães no início desse movimento que tem enaltecido o Rio Grande do Sul e recebido o reconhecimento nacional.

Rui Getúlio Soares convidou o senador Simon para participar da cerimônia de abertura da Jornada, a ser realizada em 24 de agosto, às 19h30min no Circo da Cultura. “Sua presença, senador, na sessão de encerramento da última edição da Jornada, em 2007, enalteceu não apenas o evento, mas se constituiu numa homenagem aos participantes em sua maioria professores e alunos dos diferentes níveis e sistemas de ensino. Agora, desejamos que possa estar conosco na cerimônia de abertura, momento desencadeador da celebração da leitura, da literatura e dos escritores”, afirmou o reitor.

O senador Pedro Simon tem contribuído sobremaneira no Senado Nacional e, segundo Tania Rösing, “é importante o envolvimento do Senado com questões educacionais e culturais que podem garantir transformações efetivas no cidadão brasileiro, especialmente na geração mais jovem”. A comissão organizadora poderá registrar entre as autoridades que prestigiarão a cerimônia de abertura o nome do senador Pedro Simon.

Assessoria de Imprensa UPF