30/03/2009 - 16:51

Embaixada da Polônia apoia Jornada Literária


Foto: Divulgação/UPF
O embaixador garantiu buscar incentivos que proporcionem a continuidade da participação polonesa nas Jornadas
A presença de alunos da Universidade de Varsóvia, na Polônia, em duas edições das Jornadas Literárias – 2005 e 2007, tem estimulado a vinda de escritores poloneses à movimentação literária realizada em Passo Fundo. Os estudantes, dedicados aos estudos luso-brasileiros, vêm acompanhados pela professora Natália Klidzio, e assistem aqui o reconhecimento do público da Jornada aos autores de seu país. Em 2007, foi a vez de Miroslaw Bujko. Para a 13ª edição da Jornada, no mês de agosto, estão previstos a jovem escritora Dorotha Maslowska, o poeta Jósef Baran e o professor Henryk Siewierski, atualmente na UnB.

Para viabilizar a vinda desses destacados literatos e do professor pesquisador, o embaixador da Polônia no Brasil, Dr. Jacek Junosza Kisielewski, recebeu a coordenadora geral das Jornadas Literárias de Passo Fundo, professora Dr. Tania Rosing, em reunião-almoço no dia 24 de março, em Brasília, para conhecer a amplitude da programação da décima terceira edição da Jornada Nacional de Literatura, bem como os momentos de participação dos intelectuais poloneses convidados.

Acompanhando as ações culturais desenvolvidas em Passo Fundo há algum tempo, o embaixador Kisielewski acredita que o intercâmbio entre escritores brasileiros e poloneses é fundamental por ampliar o diálogo entre os dois países e também abrir possibilidades de traduzirem-se mais livros poloneses no Brasil e mais obras brasileiras na Polônia. “Assume importância, também e principalmente, o contato de leitores brasileiros com a cultura literária produzida na Polônia, considerando, por exemplo, que, na trajetória do Prêmio Nobel, quatro escritores poloneses já foram agraciados com esse Prêmio, sendo o primeiro em 1905”, destacou. Em sua manifestação, Jacek ainda declarou: “envidarei todos os esforços para conseguir os recursos necessários para viabilizar as passagens aéreas desses escritores, oportunizando, desse modo, a presença e a participação dos mesmos na programação da 13ª Jornada”.

Para Tania Rösing, esse apoio é estimulador na continuidade da vinda de escritores poloneses ao Brasil, começando por suas participações em diferentes edições das Jornadas. Lembra a coordenadora que, em 2008, esteve visitando a UPF, na forma de intercâmbio entre professores, o Dr. Jerzy Mazurek, professor da Universidade de Varsóvia e Diretor do Museu Histórico de Varsóvia. Sua presença em Passo Fundo foi viabilizada pelo SESC, pelo apoio de empresas privadas e de profissionais liberais da cidade, sensibilizados pela importância desse intercâmbio.

Dorotha Maslowska participará do palco de debates sobre o subtema Literatura, teatro e música, dia 26 de agosto, no Circo da Cultura, no contexto do tema geral da Jornada, Arte e Tecnologia: novas interfaces. Jósef Baran integra a programação do 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, no contexto dos debates sobre Leitura Literária: novas (hiper)textualidades. Henryk ministrará curso sobre História da Literatura Polonesa: panoramas e destaques, com a participação de Baran, nas manhãs dos dias 25 a 28 de agosto.

A Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo é uma realização da Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal. A programação da Jornada pode ser acessada pelo site www.jornadadeliteratura.upf.br. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br.

Assessoria de Imprensa UPF