01/04/2009 - 16:29

Senador Paulo Paim conhece programação da 13ª Jornada de Literatura


Foto: Divulgação/UPF
Paim recebeu o reitor Rui Getúlio Soares e a coordenadora das Jornadas, Tania Rösing, em seu gabinete, em Brasília
Em meio à azáfama de seu gabinete, preocupado na defesa e na resolução de tantos problemas brasileiros, especialmente dos aposentados, o senador Paulo Paim (PT-RS) abriu espaço em sua agenda, na última quarta-feira (25), em Brasília, para receber o reitor da Universidade de Passo Fundo, professor Rui Getúlio Soares, e a coordenadora geral da 13ª Jornada Nacional de Literatura, professora Dr. Tania Rösing, Na ocasião, Paim lembrou que foi relator, no Senado, do projeto de lei que transformou Passo Fundo em Capital Nacional da Literatura, esforço liderado pelo deputado Beto Albuquerque na Câmara finalizando como Lei Federal 11.264, de 2 de janeiro de 2006, sancionada por sua excelência o Presidente da República, senhor Luís Inácio Lula da Silva.

Foram mencionados, no encontro, os diferentes programas do governo federal nas áreas da educação e da cultura, o que, certamente, terá como conseqüência desejada a ampliação de leitores em todo o país. Coube ao reitor Rui Getúlio Soares fazer o convite a Paim para que participe da sessão solene de abertura da 13ª Jornada, em 24 de agosto próximo, em Passo Fundo.

Tania Rösing aproveitou a visita para agradecer a participação de Paim nas diferentes lutas das minorias brasileiras, destacando a importância de diminuir o número de analfabetos e de analfabetos funcionais no país: “A trajetória das Jornadas Literárias tem-se constituído num esforço nesse sentido”, argumentou. A professora também destacou que é estimulador o apoio do Senado à educação e a cultura, o que na opinião dela pode ser demonstrado pelo número significativo de publicações emergentes da Editora do Senado, com livros inclusive destinados a pessoas com dificuldades de visão, publicados em Braille.

Assessoria de Imprensa UPF