02/04/2009 - 11:37

Governadora Yeda Crusius confirma apoio para 13ª Jornada Literária


Foto: Divulgação/UPF
A governadora declarou o conhecimento que tem da Jornada desde a sua origem, o que justifica conceder todo o apoio para a sua realização
A governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, confirmou nesta terça-feira, 31 de março, seu apoio para a viabilização da 13ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, em agosto próximo. Durante o encontro com o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rui Getúlio Soares; o prefeito municipal, Airton Dipp; a coordenadora das Jornadas Literárias, Tania Rösing; e o deputado passo-fundense Luciano Azevedo, a governadora declarou o conhecimento que tem da Jornada desde a sua origem, o que justifica conceder todo o apoio para a sua realização. A visita foi acompanhada pela secretária da Cultura, Mônica Leal.

Além de declarar que a movimentação cultural promovida pelas Jornadas Literárias colocou o município de Passo Fundo no mapa cultural do país, a governadora destacou a importância do evento para o Rio Grande do Sul. “A literatura eleva a qualidade de vida das pessoas. Educação é desenvolvimento e o que a Jornada faz é educar. Mais uma vez, vamos celebrar e incentivar essa iniciativa do empreendedorismo que faz parte da cultura do Estado”, afirmou Yeda.

O reitor Rui Getúlio Soares lembrou à Yeda Crusius todo o empenho que ela dedicou à viabilização da Jornada enquanto era deputada federal e, agora, como governadora. Mais do que ninguém, entende o reitor que a governadora tem a sensibilidade para visualizar os resultados dessa movimentação cultural e a importância da mesma para o Rio Grande do Sul no contexto brasileiro e latino-americano.

A coordenadora Tania destacou o tema da 13ª Jornada – Arte & Tecnologia: novas interfaces, e a sua importância no contexto da educação brasileira. “Mais do que em todos os tempos, os professores precisam aprofundar sua formação na perspectiva da educação-cultura-tecnologia, considerando as preferências dos jovens pela comunicação em meio eletrônico, onde lêem, escrevem, elaboram comentários críticos, se relacionam, diferentemente do que está ocorrendo na escola”, sintetizou.

Tania ressaltou, ainda, a importância do apoio do governo estadual na viabilização do evento, na liberação do ponto dos professores para participarem da Jornada, o que foi confirmado pela senhora governadora, bem como a validação dos certificados da pré-Jornada e da Jornada. Durante a reunião, a governadora solicitou ao prefeito municipal, ao reitor e à coordenadora da Jornada que indiquem um nome para fazer parte do Conselho Estadual de Cultura.

Presente ao encontro, o deputado estadual Luciano Azevedo disse que as parcerias com o governo do Estado ajudaram a consolidar a Jornada como certame da literatura no Brasil.

Tania propôs, na reunião, a apresentação do Projeto BEBELENDO, trabalho resultante da disssertação de mestrado da professora Rita Tussi, dirigido à primeira infância. Dada a atenção que Yeda Crusius tem dado a projetos destinados à primeira infância, ela demonstrou interesse em conhecer tal iniciativa.

Nomes consagrados nacional e internacionalmente já confirmaram presença na 13ª Jornada Nacional de Literatura, de 24 a 28 de agosto, entre eles Pierre Lévy, Teresa Colomer, Guilherme Arriaga, Fernando Molica, Clarah Averbuck, Dorota Maslowska, Beatriz Sarlo, Fernando Bonassi, Lúcia Santaella, Diana Domingues e Zuenir Ventura, entre outros. A Jornada é uma realização da UPF e Prefeitura Municipal de Passo Fundo e nesta edição terá como tema central de debates "Arte e tecnologia: novas interfaces”. A programação completa está disponível no site www.jornadadeliteratura.upf.br.

Assessoria de Imprensa UPF