06/04/2009 - 17:28

13ª Jornada Nacional de Literatura é apresentada em Passo Fundo

 
Representantes de instituições, entidades, imprensa, autoridades políticas e acadêmicas prestigiaram o lançamento da movimentação cultural. Terça-feira, 07 de abril, é a vez da apresentação da Jornada em Porto Alegre

Foto: Maria Joana Chaise
Tania apresentou a programação cultural da Jornada, destacando a presença de escritores de 11 países e descrevendo os eventos que constituem a Jornada
Leitores, escritores, artistas, promotores culturais e intelectuais têm encontro marcado, de 24 a 28 de agosto, no Circo da Cultura, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), para uma das maiores movimentações culturais do país. A programação, os eventos integrantes, os cursos, os escritores confirmados e as novidades da 13ª Jornada Nacional de Literatura foram apresentados à comunidade passo-fundense e regional nesta segunda-feira, 06 de abril, no Sesc Passo Fundo. Terça-feira, 07 de abril, é a vez do lançamento da Jornada em Porto Alegre, às 18h, no Átrio do Shopping Bourbon Country. "Arte e tecnologia: novas interfaces" é o tema dos debates neste ano. Já estão confirmados para os cinco dias de programação nomes de escritores consagrados nacional e internacionalmente, como Pierre Lévy, Nélida Piñon, Teresa Colomer, Guilherme Arriaga, Fernando Molica, Clarah Averbuck, Dorota Maslowska, Beatriz Sarlo, Fernando Bonassi, Lúcia Santaella, Diana Domingues e Zuenir Ventura, entre outros. A Jornada é uma realização da UPF e Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

No lançamento em Passo Fundo participaram representantes de instituições, de entidades, da imprensa, empresários, autoridades políticas e acadêmicas e apoiadores culturais. O reitor, Rui Getúlio Soares, destacou a expressiva movimentação na UPF para que a Jornada seja viabilizada. “As razões porque desejamos que a Jornada aconteça são inúmeras, entre elas, cito o alto índice de leitores alcançado por Passo Fundo, de 6,5 livros por habitante/ano”, afirmou, lembrando da projeção internacional que as Jornadas trouxeram à UPF. “Queremos incentivar a professora Tania Rösing, que conserva viva essa luta pela manutenção da maior movimentação cultural desse país. Fiquemos alegres e vamos conjugar os nossos esforços para que a Jornada tenha novamente o sucesso de edições anteriores”, justificou o reitor.

A coordenadora, professora Tania Rösing, recordou que em 1981 surgiu na UPF a ideia de viabilizar uma interação entre escritores e leitores. Lendo micro-contos de Zé Pina e Carlos Seabra, Tania justificou a escolha do tema "Arte e tecnologia: novas interfaces" explicando que os tempos mudaram e também mudaram as preferências de leitura. “Antes debatíamos sobre o binômio educação-cultura. Hoje, precisamos pensar de forma mais ampla, sobre educação-cultura-tecnologia”, enfatizou, considerando que está em andamento uma caminhada nacional em busca de recursos para viabilizar a 13ª Jornada.

Tania apresentou a programação cultural, destacando a presença de escritores de 11 países e descrevendo os eventos que constituem a Jornada, como a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas; o 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que além de Passo Fundo já aconteceu em cidades como Badajoz, Espanha (2002), Paris (2004), Cuenca, Espanha (2006) e Almeria, Espanha (2008); o 3º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras; e o 2º Encontro Estadual de Escritores - a criação literária gaúcha em debate.

As novidades deste ano ficam por conta de dois eventos internacionais: o Seminário Internacional de Contadores de Histórias e o Encontro Internacional da Red de Universidades Lectoras. Além disso, a programação inclui 15 cursos, oficinas, espetáculos e exposições. O escritor Pedro Bandeira de Luna Filho será o homenageado da 13ª Jornada, que tem também as inscrições abertas ao 6º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e ao 11º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães.

Mérito
O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, salientou que a Jornada é meritória por consolidar a cultura e a educação no Rio Grande do Sul e até no país. “Passo Fundo é a Capital Nacional de Literatura por refletir esse evento, que nos projetou em todo o país”, disse. De acordo com a secretária municipal de Educação, Vera Vieira, os professores terão mantido o subsídio de 50% no valor da inscrição, assim como a liberação do ponto nos dias da programação. Da mesma forma, os professores estaduais terão liberação do ponto e o certificado validado no Plano de Carreira.

O gerente de Educação e Cultura do Sesc RS, Silvio Alves Bento, considerou que é uma satisfação participar do lançamento da Jornada, que tem como causa maior a cultura, a educação, e, neste ano, as novas tecnologias. “Para o Sesc esse é um evento que reflete parte do trabalho que temos feito. Que tenhamos uma Jornada de muito êxito”, declarou.

Representando o poder legislativo e o deputado Beto Albuquerque, o vereador José Eurides de Moraes fez uma referência especial à professora Tania, à comissão executiva e organizadora das Jornadas, e às promotoras, Prefeitura e UPF. “Sem dúvida nenhuma esta Jornada será maior do que as já realizadas”, desejou.

O lançamento da Jornada em Passo Fundo contou ainda com a apresentação da música-tema da Jornada “Vidas Virtuais” e a presença do vice-presidente da FUPF, Marco Antônio Ruas Schilling; dos vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Hugo Tourinho Filho, de Extensão e Assuntos Comunitários, Adil de Oliveira Pacheco, e Administrativo, Nelson Germano Beck; da gerente da unidade do Sesc Passo Fundo, Elisângela Antonini; e demais diretores, coordenadores de curso e professores da UPF.

Informações
A programação completa, detalhes sobre as inscrições que já iniciaram e outras informações podem ser obtidas no site www.jornadadeliteratura.upf.br, pelo e-mail jornada@upf.br ou telefone (54) 3316-8368.

Assessoria de Imprensa UPF