07/04/2009 - 20:26

Gaúchos conhecem 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

 
Movimentação cultural foi apresentada nesta terça-feira, 07, em Porto Alegre. Debates deste ano, de 24 a 28 de agosto, enfocam o tema "Arte e tecnologia: novas interfaces"

Foto: Maria Joana Chaise
Tania Rösing apresentou a programação da Jornada e convidou os presentes a participarem

Pierre Lévy, Nélida Piñon, Teresa Colomer, Guilherme Arriaga, Fernando Molica, Clarah Averbuck, Dorota Maslowska, Beatriz Sarlo, Fernando Bonassi, Lúcia Santaella, Diana Domingues e Zuenir Ventura são alguns dos nomes que já confirmaram presença na 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, que acontece de 24 a 28 de agosto próximo. A movimentação cultural, que neste ano vai debater o tema "Arte e tecnologia: novas interfaces" teve apresentação nesta terça-feira, 07 de abril, no Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, integrando autoridades políticas, acadêmicas, empresários, apoiadores culturais, representantes da imprensa, escritores e leitores. A Jornada é promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo.

A coordenadora das Jornadas, professora Tania Rösing, apresentou os eventos paralelos e já tradicionais que fazem parte da programação da movimentação cultural: a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas; o 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural; o 3º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras; e o 2º Encontro Estadual de Escritores - a criação literária gaúcha em debate. As novidades ficam por conta de dois eventos internacionais: o Seminário Internacional de Contadores de Histórias, que tem como proposta refletir sobre o texto escrito na narração oral, enfatizando a questão do estilo e da autoria, e o Encontro Internacional da Red de Universidades Lectoras. Além disso, a programação dos cinco dias de movimentação, no Circo da Cultura, Campus I da UPF, inclui 15 cursos, oficinas, espetáculos e exposições.

Tania destacou a alegria em receber os amigos e parceiros para o lançamento da Jornada na capital gaúcha. Ela agradeceu, especialmente, à Cia Zaffari. “Trata-se de uma empresa sensível às questões da literatura, das artes e da cultura, já que há seis edições contamos com o patrocínio ao Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, que destina R$ 100 mil ao autor do melhor romance publicado em língua portuguesa nos últimos dois anos”, lembrou. De acordo com a coordenadora, as Jornadas mudaram desde seu início em 1981, assim como os leitores e os textos hoje são diferenciados, por isso, a escolha do tema envolvendo tecnologia. “Queremos debater sobre arte e tecnologia e mostrar a sintonia entre o livro, as intermídias e vice-versa”, afirmou. Ela convidou a todos para se envolverem com a Jornada, seja como participantes ou apoiadores. “Estamos recebendo as parcerias, que são muito importantes”, disse, recordando que o projeto de captação de incentivos para a Jornada já foi aprovado junto à Lei Rouanet.

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Adil de Oliveira Pacheco, parabenizou a equipe que trabalha entusiasticamente pelas Jornadas Literárias e agradeceu aos parceiros e apoiadores. “Foi feliz a ideia do tema escolhido para este ano. Convidamos a todos para estarem conosco, de 24 a 28 de agosto. A UPF se sente orgulhosa em integrar essa movimentação cultural”, enfatizou Pacheco.

Representando a Assembleia Legislativa no lançamento, o deputado estadual Luciano Azevedo, ressaltou que a Jornada é um sonho sonhado coletivamente há 28 anos. “Em nome da Assembleia, quero dizer que esse é um momento importante para a cultura do Rio Grande do Sul. Sou um admirador das Jornadas e por isso vamos trabalhar e buscar o apoio financeiro para que tenhamos mais um grande evento neste ano”, pontuou, lembrando que Passo Fundo é a capital Estadual e Nacional da Literatura.

O poeta e publicitário Luiz Coronel representou a Cia Zaffari & Bourbon na solenidade. Na opinião dele, é fértil a união de sementes entre a empresa privada e iniciativas de cultura. “A Cia Zaffari é um exemplo dessa fusão empresas-cultura”, argumentou, dizendo que por isso apoia iniciativas como a Jornada e outras tantas.

Representado a Prefeitura de Passo Fundo, o secretário da Cultura César Agusto Azevedo dos Santos salientou que há 28 anos a luta da professora Tania Rösing possibilita celebrar, a cada dois anos, uma nova Jornada Literária. O escritor Luis Augusto Fischer, convidou para o 2º Encontro Estadual de Escritores - a criação literária gaúcha em debate, o qual coordena. “Não há dúvida do apreço das Jornadas pela criação literária do Rio Grande do Sul”, justificou Fischer.

A solenidade contou ainda com a presença da secretária Adjunta da Cultura, Juliana Erpen; de representantes do Sesc, do Departamento do Livro e Bibliotecas Públicas, da Câmara Sul-Riograndense do Livro, demais entidades empresariais e culturais. O Coral Universitário da UPF abrilhantou o lançamento, cantando, entre outras, a música da Jornada, “Vidas Virtuais”.

Inscrições As inscrições para a 13ª Jornada Nacional de Literatura estão sendo realizadas somente pela internet até o preenchimento das vagas, no site www.jornadadeliteratura.upf.br ou www.upf.br/jornada. Para a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura as inscrições iniciam em 1º de junho e se estendem até completarem-se as vagas. Igualmente serão realizadas somente pela internet no site www.jornadanacionaldeliteratura.upf.br ou www.upf.br/jornada.

Informações A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site www.jornadadeliteratura.upf.br, pelo e-mail jornada@upf.br ou telefone (54) 3316-8368.


Assessoria de Imprensa UPF