24/04/2009 - 17:30

Largo da Literatura comemora seu primeiro ano de atividades


Foto: Alessandra Pasinato
Crianças foram presenteadas com livros
A Praça Armando Sbeghen (Largo da Literatura) está comemorando seu primeiro ano de atividades. Durante a Semana do Livro, de 18 a 25 de abril, foram promovidas ações que envolveram escolas do município. A programação foi organizada pela Comissão Interinstitucional Passo Fundo Capital Nacional da Literatura, formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, por meio da Universidade Popular (UP).

Um dos pontos altos das atividades aconteceu nesta sexta-feira, 24 de abril, quando estiveram reunidos aproximadamente 200 alunos das Escolas Municipais Lions Clube de Passo Fundo Norte e Zeferino Demétrio Costi, além da Escola Estadual Gomercindo dos Reis e integrantes do Projeto Guri. Os alunos assistiram apresentações diversas, como o grupo de dança da Socrebe, Roberto Assunção voz e violão e Beto Mayer com contação de histórias.

Conforme a professora do curso de Letras da UPF e coordenadora do projeto de leitura da UP, Ivania Campigotto Aquino, o encontro objetivou comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, além dos 127 anos de nascimento de Monteiro Lobato. “Passo Fundo é a Capital Nacional da Literatura e apresenta o melhor índice de leitura por habitante do Brasil, 6.5 livros lidos por ano. Esse nível é próximo ao de cidades da França,” ressaltou, durante o evento.

Segundo a coordenadora da UP, Maria Augusta D’Arienzo, o Largo da Literatura é uma das atividades que vem consolidar à Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura. “A meta é construir outros largos em outras praças. Para isso, a equipe interinstitucional se reúne semanalmente e planeja as atividades da praça para atender escolas e comunidade”, considera.

A Editora Paulus, de São Paulo, distribuiu kits de livros para os alunos e professores. Segundo o gerente da editora, Fabiano Cenci Bittencourt, o acesso ao livro é complicado e é preciso incentivar a leitura.

Todas as atividades do Largo da Literatura são gratuitas, abertas à comunidade e vem proporcionar a inclusão social através da cultura, da leitura, da educação, fomentando as diferentes manifestações culturais e artísticas. O Largo da Literatura está aberto diariamente ao público das 10h às 18h.

Assessoria de Imprensa UPF