28/04/2009 - 16:20

Debates do Livro do Mês de Abril da Capital de Literatura iniciam quarta-feira (29)

 
O caso da caçada de perdiz de José Clemente Pozenato foi a obra escolhida. Autor estará em Passo Fundo e Casca para encontro com leitores

“Depois de mostrar o detetive Hilário Pasúbio em casos já conhecidos do leitor, o autor recua no tempo e traz o primeiro caso que, literalmente, cai nas mãos do jovem escrivão de polícia, em início de carreira. O ambiente desta vez é uma caçada de perdiz, nos campos da Vacaria, em que outras caçadas ocorrem, de forma inesperada. Bloqueado pela chuva e depois pela neve, Pasúbio põe à prova seu talento, numa história inesquecível”.

Essa história foi descrita por José Clemente Pozenato, nas páginas de O caso da caçada de perdiz, escolhido como o Livro do Mês de Abril de Passo Fundo, a Capital Nacional de Literatura. Nesta quarta-feira, dia 29 de abril, às 19h30min, Pozenato estará debatendo sobre a obra no Campus Casca da UPF, e em 30 de abril, às 9h no SESC em Passo Fundo.

O gaúcho José Clemente Pozenato iniciou na carreira litarária com a publicação de um livro de poesias, mas também se destaca na prosa. Aborda em seus textos a apresentação do cotidiano e a situação do imigrante italiano, assim como a exposição dos valores do homem do campo. Sua principal obra é o romance O quatrilho, publicado em 1985 e adaptado para o cinema pelo diretor Fábio Barreto. Em suas obras, o autor expõe dramas existenciais do ser humano, independente de sua condição.

O Livro do Mês tem a intenção de consolidar o mérito obtido por Passo Fundo com o título de Capital Nacional de Literatura, cidade sede de um dos principais debates literários do país, a Jornada Nacional de Literatura.

Assessoria de Imprensa UPF