01/07/2009 - 16:34

Concurso de Contos Josué Guimarães recebe mais de 1.800 trabalhos inéditos


A 11ª edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães recebeu 1.827 trabalhos inéditos, com participação de escritores de 20 estados do país. Rio Grande do Sul, com 429 contos, São Paulo, com 426, e Rio de Janeiro, com 375, são os Estados com o maior número de participantes. Como acontece tradicionalmente, os dois primeiros colocados serão conhecidos na abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no dia 24 de agosto.

Assim como ocorreu na 10ª edição, o Concurso deste ano terá uma premiação especial. Além de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 3 mil para o segundo, o vencedor ganhará um estágio de 10 dias na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com direito à passagem aérea, hospedagem, participação em seminários de literatura e encontros com professores e críticos literários. Os dois primeiros colocados também recebem o troféu Vasco Prado.

Conforme prevê o regulamento, a Comissão Julgadora poderá conceder Menção Honrosa a alguns concorrentes. Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, a ser publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pelas instituições promotoras – Universidade de Passo Fundo, Prefeitura de Passo Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual do Livro.

Os vencedores do 10º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, realizado em 2007, foram Lúcia Bettencourt (1.º lugar) e Bruno Dorigatti (2.º). Receberam Menção Honrosa os contistas Marcus Vinicius Teixeira Quiroga Pereira, Francisco Carlos Lopes, Katja Plotz Fróis, Silvio Luiz Rocha, Jorge Júlio Schwartz Rein e Luci Collin.

 


Assessoria de Imprensa UPF