01/07/2009 - 16:39

Debates com Flávio Carneiro mobilizam leitores da região


Foto: Fabiano Hoffmann
Carneiro conversou com estudantes no Teatro do Sesc de Passo Fundo
“A distância das coisas” do premiado escritor Flávio Carneiro foi obra escolhida como Livro do Mês de Junho de Passo Fundo - Capital Nacional da Literatura. Os debates, com a presença do autor, mobilizaram estudantes, professores e comunidade da região. Carneiro encontrou-se com estudantes universitários, no dia 29 de junho, no Campus I da UPF. No dia seguinte, o seminário aconteceu no Sesc Passo Fundo, com a presença de estudantes municipais, e à noite no Campus UPF Sarandi. O último encontro contou com a presença de estudantes de escolas estaduais de Passo Fundo nesta quarta-feira, 1º de julho, no auditório do Sesc.

O livro aborda assuntos como amadurecimento, autoconhecimento, relação familiar, memória e perda entre adolescentes. O autor destacou a satisfação em voltar a Passo Fundo, cidade em que já esteve por quatro ocasiões. Ele elogiou o projeto Livro do Mês. “Esta iniciativa é única e muito importante, pois não é apenas um encontro literário como acontece em vários lugares do país, é um trabalho realizado o ano inteiro e isso me deixa muito feliz. Essa troca entre autor-leitor é gratificante e tem sido excelente, as pessoas perguntam coisas interessantes, são leitores que realmente leram o livro”, argumentou Carneiro.

A estudante Vanessa Sella, 16 anos, aluna do 1° ano do Magistério da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), enfatizou que o texto de “A distância das coisas” é de fácil compreensão. “O livro é muito interessante e bem detalhado. Gostei da parte em que o autor usou o hed-gehog, uma espécie de porco-espinho, como animal de estimação, pois é bem diferente”, relatou Vanessa, que indicou a obra para todos.

O autor
Flávio Carneiro nasceu em Goiânia, em 1962, e mudou-se para o Rio de Janeiro no início dos anos 80. Desde 2003, mora em Teresópolis, região serrana do estado. Escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), publicou doze livros e escreveu dois roteiros para cinema. Como ficcionista, é autor de um livro de contos, três romances e cinco novelas para crianças e jovens.

Resumo da obra
Pedro já não tinha o pai, e agora, aos catorze anos, é avisado pelo tio que sua mãe morrera em um acidente de carro. Porém o tio o proíbe de acompanhar o enterro e de visitar o túmulo da mãe. Será que ela realmente morreu? É a resposta que Pedro irá procurar por todos os cantos: nas coisas do tio, com quem passa a morar, nas relações da mãe. O leitor não vai tirar os olhos desta história até acabar.

Livro do Mês
O projeto Livro do Mês da Capital Nacional de Literatura é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, pela Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, que tem sua 13ª edição, de 24 a 28 de agosto próximo.

Assessoria de Imprensa UPF