29/09/2009 - 16:48

Rodrigo Lacerda participa de debate com seus leitores


Foto: Fabiano Hoffmann
Estudantes conversaram com Lacerda no Teatro do Sesc de Passo Fundo
A Capital Nacional da Literatura teve “O Fazedor de Velhos” como obra escolhida no projeto Livro do Mês de Aetembro. Nesta terça-feira, dia 29 de setembro, o autor Rodrigo Lacerda encontrou-se com estudantes de três escolas estaduais, no auditório do Sesc em Passo Fundo, para debater sobre sua obra. Nesta quarta-feira, dia 30, Lacerda participará de mais um seminário, desta vez com alunos das escolas municipais, também a partir das 9h, no Teatro do Sesc. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

O livro recebeu uma bolsa de incentivo à criação literária da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na categoria juvenil. O Fazedor de Velhos é o primeiro livro juvenil de Lacerda e uma novidade do gênero por sua capacidade de reavivar a ternura e o afeto como sentimentos que também participam do processo de amadurecimento das pessoas.

Alguns dos temas abordados na obra são de o amor às artes, a relação com a velhice e ainda a dúvida sobre qual profissão seguir após o ensino médio. O autor abordou sobre a integração dos estudantes de Passo Fundo. “É uma grande expectativa debater com os leitores, nunca estive em eventos literários de Passo Fundo, mas sempre ouvi maravilhas de que a plateia é envolvida e que realmente lê e participa” destacou Lacerda.

Segundo o autor, o assunto principal do livro é tirar o máximo que a vida pode oferecer. “Toda a profissão pode ser vista como uma profissão criativa e potencialmente realizadora da personalidade da pessoa. A questão é saber como usar a profissão de fato, não esquecer que a função primordial é beneficiar o outro” completou o autor.

Aluna do 1° ano da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), Thauana Mattiello Vanz, 14 anos, disse que a leitura de “O Fazedor de Velhos” pode servir de exemplo para quem não sabe que profissão seguir. “O livro fala bastante de literatura, particularmente gostei da parte do romantismo dos personagens, algo bem interessante além da profissão a seguir”, pontuou Thauana, que indica a obra para todos.

A obra
A narrativa conta a história do adolescente Pedro que descobre que a vida pode não ser tão doce quanto a primeira paixão. No romance, o autor traça o retrato de um artista quando jovem. O personagem Pedro tem dúvidas sobre seus caminhos, o que o leva a pensar em desistir da faculdade de História. Isso acontece quando ele conhece Nabuco, um professor que o auxilia na difícil tarefa de se colocar no mundo.

A partir da relação entre mestre e discípulo, o personagem vai "tornando-se velho”. Por meio dos livros, Pedro não adquire apenas conhecimento literário, mas aprende a interpretar a relação com as outras pessoas e entender seus sentimentos, sobretudo quando aparece Mayumi, aquela por quem sentirá um novo tipo de amor.

O autor
Rodrigo Lacerda nasceu em 1969 no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo aos 22 anos para concluir o curso de História na USP. Organizou a linha de literatura brasileira contemporânea na Cosac Naify e recentemente concluiu tese de doutorado na USP sobre o escritor João Antônio. De seus estudos nasceu “O mistério do leão rampante” (1995 Ateliê Editorial), vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Também é autor de A dinâmica das larvas (1996 Nova Fronteira), a coletânea de textos Tripé (2000 Ateliê Editorial), Vista do Rio (2004 Cosac Naify) e do romance infanto-juvenil O Fazedor de Velhos (Cosac Naify, 2007), ganhador do Prêmio Glória Pondé de Literatura Infantil e Juvenil, oferecido pela Biblioteca Nacional.

Livro do Mês
O projeto Livro do Mês da Capital Nacional de Literatura é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, pela Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, que tem sua 13ª edição, de 26 a 30 de outubro.

Assessoria de Imprensa UPF