22/10/2009 - 17:26

O Circo da Cultura está sendo preparado para receber a festa das letras e da arte


Foto: Fabiano Hoffmann
Mais de trinta pessoas trabalham para preparar a estrutura da Jornada Nacional de Literatura
Depois da rápida chuva que caiu em Passo Fundo, o sol apareceu e o céu ficou limpo para que a lona do Circo da Cultura pudesse ser levantada na manhã desta quinta-feira, dia 22 de outubro. A quilômetros, as cores vermelha e verde da lona principal chamam a atenção no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) e, juntamente, com toda a estrutura da 13ª Jornada Nacional de Literatura, demonstram que a festa das letras e das artes está prestes a iniciar. A preparação para uma das maiores movimentações literárias do país está em ritmo acelerado. Mais de trinta pessoas trabalham na montagem da estrutura. Só para a grande lona foram mais de quatro horas de trabalho.

Nesses 28 anos de história, a Jornada ampliou seu foco para além do mundo da literatura, investindo em outras áreas culturais, como teatro, artes plásticas, música, dança, escultura, arquitetura, fotografia e cinema. Durante os cinco dias da movimentação, que inicia na segunda-feira, 26 de outubro, os visitantes têm acesso a uma extensa programação, que inclui palestras, cursos, oficinas, espetáculos e exposições. Todas essas atividades culturais buscam aproximar o autor e sua obra do leitor/espectador.

O resultado disso é o interesse cada vez maior do público pela Jornada, seja da população local, ou de outras regiões do país e até mesmo do exterior. Os 750 visitantes da primeira Jornada, em 1981, transformam-se em 17 mil crianças e adolescentes e cinco mil adultos inscritos para esta edição. Para acompanhar essa evolução e receber o público, toda a infraestrutura foi remodelada e os antigos ginásios deram lugar a cinco lonas, criando a imagem de um grande circo cultural.

Parceria entre a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal, as Jornadas Literárias tiveram um impacto positivo sob a população de Passo Fundo e da região, principalmente no que diz respeito à formação de leitores e a modificação dos hábitos de leitura. A cidade possui um dos melhores índices de leitura do país. Essa condição levou o governo federal a conferir a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura, concedido em janeiro de 2006 por meio da Lei Federal nº 11.264. O município gaúcho também é considerado a Capital Estadual da Literatura.

13ª Jornada
A programação completa e todas as informações referentes à 13ª Jornada Nacional de Literatura podem ser obtidas pelo site www.jornadadeliteratura.upf.br.

Assessoria de Imprensa UPF