26/10/2009 - 20:08

Ministro da Educação visita a Jornada de Literatura e diz que modelo precisa ser replicado


Foto: Cláudio Tavares
Haddad: "Jornada de Passo Fundo é paradigma para o Brasil"
Em visita na tarde desta segunda-feira à Jornada de Literatura de Passo Fundo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, elogiou a realização do evento e disse que gostaria de ver o modelo aplicado em outras regiões do País. "Atualmente, a Jornada representa um paradigma como projeto de fomento à leitura e de formação de leitores no Brasil. Que sirva de exemplo para outros municípios e estados da nação".

Haddad esteve em Passo Fundo para a inauguração do Instituto Federal de Educação Tecnológica e para a cerimônia de abertura da 13ª edição da Jornada, que vai até a próxima sexta-feira (30). Na coletiva de imprensa realizada no Circo da Cultura, na Universidade de Passo Fundo, o ministro também destacou a estratégia adotada pelo evento de aproximar os leitores dos escritores, colocando os alunos em contato com as obras dos escritores que participam da programação, o que é realizado durante a Pré-Jornadinha.

O ministro comentou também o tema da edição deste ano "Arte e Tecnologia; novas interfaces", dizendo que a internet tem um papel fundamental na aproximação do usuário coma língua escrita. "Temos estudos no Ministério que revelam que a internet estimula o ato de escrever. Isso é fundamental em um País que historicamente teve dificuldades no processo de democratização do acesso ao livro e à leitura", ressaltou o ministro da Educação.

Assessoria de Imprensa Jornadas Literárias