27/10/2009 - 15:24

Seminário debate leitura como patrimônio cultural

 
Participam do encontro, acadêmicos da Espanha e do Brasil, além de representantes do governo federal na área de promoção da leitura. Evento segue até o dia 30 e tem como tema “Biblioteca, leitura e multimídia”

Foto: Claudio Tavares/UPF
Evento tem a participação de
Como evento paralelo da 13ª Jornada de Literatura de Passo Fundo, foi aberto na manhã desta terça-feira (27) o 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que nesta edição vai debater o tema “Biblioteca, leitura e multimídia”. O seminário continua até sexta-feira (30) no Iceg (Instituto de Ciências Exatas e Geociências), com conferências, às 8h30, e painéis, às 9h30.

Participam do Seminário, acadêmicos da Espanha e do Brasil, além de representantes do governo federal na área de promoção da leitura. Na solenidade de abertura, estavam Hugo Tourinho, vice-reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Eloy Martos Núñez, professor da Universidad de Extremadura, José Castilho Marques Neto, coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Fabiano dos Santos, diretor da área de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, e Miguel Rettenmaier, professor da UPF.

O encontro acontece alternadamente em Passo Fundo e em outros países. Além da cidade gaúcha, já foram realizadas edições em Badajós, na Espanha, em 2002, Paris (2004), Cuenca, Espanha (2006) e Almeria (2008).

No painel que abriu o evento, intitulado “Espaços multimidiais de leitura”, participaram Agustín Vivas (Universidad de Extremadura), que apresentou seu trabalho sobre criação de Centros de Documentação para o estudo da leitura; José Yepes (Universidad Complutense de Madri), que falou sobre as diferentes formas de leitura (científica, e literária), além de Sandra Sánchez García e Santiago Yubero, que apresentaram dois projetos realizados pela Universidad de Castilla La Mancha.

Sandra falou sobre os programas de formação do hábito da leitura voltados para os estudantes da instituição. Já Santiago apresentou os guias de leitura produzidos para o Cepli (Centro de Estudos de Promoção da Leitura e Literatura Infantil) para professores e mediadores de Ensino Fundamental na Espanha. Os guias estão disponíveis para download no site www.uclm.es/cepli.

Ao final do debate, foi lançado o livro “Mediação de Leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores”, organizado pela professora doutora Tania Rösing, coordenadora geral da Jornada, e por José Castilho Marques Neto e Fabiano dos Santos. Além das conferências e painéis, haverá apresentação de trabalhos dos participantes durante os quatro dias do evento, a partir das 17h.

Assessoria de Imprensa Jornadas Literárias