28/10/2009 - 13:34

Escritores gaúchos debatem “o leitor criado na internet”


Foto: Tiago Lermen/UPF
Participantes da 13ª Jornada de Literatura prestigiaram os escritores
David Coimbra, André Czarnobai Cardoso e Jorge Bucksdricker participaram nesta manhã de quarta, 27 de outubro, do debate “literatura para o leitor criado na internet”, durante o 2° Encontro de Escritores Gaúchos. Na platéia, assistiram aos debates, encontro realizado no Centro de Educação e Tecnologia (CET), Hugo Tourinho Filho, vice reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e os escritores do primeiro dia de debates, Ernani Ssó, Daniel Pellizari e Beatriz Viégas Faria. Luís Augusto Fischer é o coordenador do encontro.

O primeiro convidado do dia, David Coimbra é formado pela PUC-RS em Jornalismo e trabalhou em diversas redações do sul do Brasil. Atualmente é diretor executivo de Esportes e colunista do jornal Zero Hora, além de comentarista da TVCOM. No período de faculdade, trabalhou como assessor de imprensa da Livraria e Editora Sulina, redigindo textos, entrevistas e acompanhando escritores em suas visitas no Rio Grande do Sul. Já lançou “800 noites de junho – A história dos gaúchos”, “Atravessando a escuridão”, “A mulher do centroavante” e “A cantada infalível”, entre outros. Na área da internet, começou escrevendo folhetins no site de ZH.com em 1998. Para ele o espaço na web é infinito. “Na internet o espaço é mais amplo, não é limitado como no jornal impresso” explicou Coimbra. O blogueiro ainda destacou a importância dos comentaristas de seu blog.

O tradutor, produtor, DJ, consultor e escritor André Czarnobai Cardoso é o criador do fanzine digital mais lido e comentado da internet, o extinto CardosOnline, enviado por email para amigos e colegas com textos próprios criados sobre diversos assuntos. O CardosOnline fez sucesso, chegando aos 5 mil assinantes. Para Cardoso a crítica é essencial, pois é uma forma de reflexão, de ensinamento. Ele também falou sobre gonzojornalismo, um estilo de narrativa em jornalismo, cinematografia ou qualquer outra produção de mídia em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação. Como escritor, teve alguns de seus contos incluídos nas coletâneas: “Dentro de um Livro”, “Contos de Bolso” e “Contos do novo milênio: os melhores contistas gaúchos dos últimos 25 anos”. Em 2005 lançou Cavernas & Concubinas, no qual reúne 41 narrativas curtas que misturam humor, poesia e grotesco com experimentalismos e metalinguagem. Sobre o tema do encontro, André foi objetivo com sua colocação: “Para conquistar um leitor em época de internet, uma boa história é essencial”.

O filósofo Jorge Bucksdricker é mestre em Epistemologia e Filosofia da Ciência pela UFSC. Em 2005 foi selecionado no projeto Coleção 2000, do Instituto Estadual do Livro, tendo publicado a coletânea de poemas Solstícios. Traduziu textos e trabalhos de artistas para a 6ª Bienal do Mercosul e fez parte da equipe de formação de professores dessa mesma instituição, trabalhando com os cruzamentos entre literatura e artes visuais. Publicou poemas e ensaios em várias séries de revistas artístico-literárias. Atualmente é editor da revista virtual Ferramentas Errantes e trabalha na concepção de ferramentas pedagógicas para a abordagem da arte contemporânea. Jorge citou que vários escritores realizam trabalhos na rede. Ele prepara para o final deste ano a publicação do livro de poesia Margens miradas.

Confira os convidados para os próximos dias de evento:

Dia 29/10

Tema: “Poesia, entre tu e você / poesia com e sem som”
Convidados: Ricardo Silvestrin, Duca Leindecker, Humberto Gessinger e Paulo Becker.

Dia 30/10
Tema: O que fazer / O que faço com a memória
Convidados: Altair Martins, Lourenço Cazarré, Tabajara Ruas e Tau Golin


Assessoria de Imprensa Jornadas Literárias