29/10/2009 - 21:13

É preciso cada vez mais inclusão na era digital


Foto: Tiago Lermen/UPF
Adriano Teixeira e Karina Marcon durante sessão de autógrafos na 13ª Jornada Nacional de Literatura
A experiência de cinco anos do projeto Mutirão pela Inclusão Digital pode ser conferida e, principalmente, colocada em prática com a ajuda de um livro. Organizado pelos professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) Adriano Canabarro Teixeira e Karina Marcon, a obra “Inclusão digital – experiências, desafios e perspectivas” (278 páginas, UPF Editora) conta com 18 artigos relatando todo o conhecimento adquirido em anos de estudo e ainda apresenta questões para discussão sobre o futuro da própria inclusão digital.

Os autores participaram de uma sessão de autógrafos nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, durante a programação da 13ª Jornada Nacional de Literatura em Passo Fundo/RS. Segundo Teixeira, o livro foi organizado de uma forma lógica e cronológica, baseado em pressupostos teóricos. “Esta coletânea, além de comemorar os cinco anos do projeto Mutirão pela Inclusão Digital, representa o testemunho de que é possível articular adequadamente ensino, pesquisa e extensão, agregado um quarto e fundamental elemento: a inovação”, ressalta Teixeira, lembrando que o volume é um resgate do projeto de inserção.

Ainda de acordo com ele, o livro pode ser uma referência no país para a prática em que se propõe. “É possível criar um modelo de ações de inclusão para a qualificação e a geração de conhecimento, além de auxiliar no debate do tema para o futuro”, frisou. Já Karina fez questão de ressaltar a importância do trabalho em equipe para a produção do volume. “O trabalho em equipe e a pesquisa coletiva foram fundamentais para a criação do livro”, pontuou Karina.

O projeto
O objetivo do projeto é desenvolver ações de Inclusão Digital ampliando o acesso às tecnologias da rede para camadas excluídas da sociedade, contemplando a comunicação e o exercício da cidadania. A iniciativa funciona com oficinas de informática e cidadania, oficinas pedagógicas de informática educativa livre, grupo de pesquisa em inclusão digital e estudo dos aspectos sociológicos das tecnologias de rede.

Assessoria de Imprensa Jornadas Literárias