30/10/2009 - 15:08

Um estreante entre os mais vendidos ao público infantil


Foto: Fabiano Hoffmann
Sucesso de vendas
Mais de 750 livros do estreante na literatura Roberto Pirovano Zanatta foram vendidos durante os dias da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Lançadas na abertura da 5ª Jornadinha, evento destinado ao público infanto-juvenil, as obras cativaram o público.

O primeiro livro foi escrito por Roberto, aos 8 anos. “O explorador e suas aventuras” é uma história recheada de peripécias, personagens que encolhem, ilhas perdidas, monstros e até uma missão secreta. Depois, desafiado pela coordenadora das Jornadas Literárias Tania Rösing, o pequeno escritor foi além: dois meses após a provocação, surge “O caça-monstros”, onde o barbudo Pip é o destaque. A paixão pelos contos misteriosos fez o menino publicar também “Mr. Xadrez”, uma investigação relacionada ao desaparecimento de um anel com um diamante de 80 quilates.

Roberto, que faleceu no final de 2009, aos 10 anos, vítima de um tumor cerebral, deixa seu legado aqui na terra. A mãe, Raquel Pirovano, demonstra a satisfação com as vendas pelo brilho nos olhos. De acordo com ela, a renda com a comercialização das obras será revertida para uma instituição que cuida de crianças, ainda a ser definida.

Além de estar satisfeita com o legado que o filho deixa, Raquel sabe da importância da literatura. Conforme ela, Roberto já estava com mais quatro obras (uma delas sobre guerra e outra sobre seu convívio hospitalar) em andamento e mais dois contos de mistério quase finalizados. Raquel acena com a possibilidade de criação de um instituto de estímulo à leitura e à escrita, com o nome no seu filho, para a rede pública escolar.

Os livros já lançados foram publicados pela UPF Editora e estarão igualmente à venda durante a Feira do Livro de Porto Alegre, que começa neste sábado, dia 31, e na Feira do Livro de Passo Fundo, em novembro.

Assessoria de Imprensa Jornadas Literárias