13ª Jornada Nacional de Literatura
Confira AQUI os dados oficiais da 13ª Jornada Nacional de Literatura, que aconteceu no Circo da Cultura, de 26 a 30 de outubro de 2009.

___________________________________________________

"Arte e tecnologia: novas interfaces"

"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."
Alvin Toffler

A trajetória das Jornadas Literárias, promovidas pela Universidade de Passo Fundo e pela Prefeitura Municipal, desde 1981, tem sido orientada pela busca da formação de leitores de textos literários, entendedores de linguagens peculiares às distintas manifestações culturais numa perspectiva crítica e emancipadora. Toda a movimentação cultural que confere identidade às Jornadas resulta do desenvolvimento de ações que harmonizam o binômio educação-cultura. Entretanto, os apelos cada vez mais desafiadores da tecnologia, emergentes num contexto globalizado, oferecem facilidades variadas, criativas, plenas de interatividade para crianças, jovens e profissionais interessados na aceleração do processo de aquisição de informações, e provocam modificações significativas na relação dos usuários com os novos equipamentos. Os televisores, os computadores e o celular modificam seus formatos, ampliam suas funções, seduzindo leitores e espectadores. Constata-se um grande interesse, especialmente das crianças e dos jovens, pelas opções viabilizadas pela internet, centrando suas atenções no texto eletrônico, com domínio para manipular, ao mesmo tempo, o controle remoto da televisão, o mouse, o celular, o mp3. Diante disso, o binômio sustentador das ações das Jornadas se amplia, passando a se constituir no trinômio educação-cultura-tecnologia, observando-se as características desses usuários contemporâneos. Dessa forma, surge o tema Arte e tecnologia: novas interfaces, que irá orientar as discussões da 13ª Jornada Nacional de Literatura e da 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, a serem realizadas no Circo da Cultura, em Passo Fundo - RS. Impõe-se um debate profundo acerca dos rumos da literatura, do teatro, da pintura, da música, da dança, da escultura, da arquitetura, da fotografia, do cinema, focando a relação entre autor, leitor e espectador, no processo de construção de significados em que se constitui a leitura tomada em sentido amplo. Convidamos vocês, prezado leitor, cara leitora, pertencentes a distintas gerações, com experiências vivenciais e profissionais significativas, diferenciadas, para contribuírem com esse debate, por intermédio de uma participação consciente e plena.