Pré-Jornadinha PDF Imprimir
Prezados (as) professores (as)

Apresentamos com muita alegria para vocês as obras e os autores indicados para a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura. Neste ano, teremos a honra de homenagear o escritor Pedro Bandeira, autor lido por muitas gerações e que certamente continuará a povoar o imaginário de crianças e de adolescentes por muitos anos.
Temos certeza de que a 5ª Jornadinha será para as crianças e adolescentes uma experiência
singular, proporcionada e incentivada por professores(as), diretores(as), coordenadores(as), pais e, especialmente, pelo poder público, através das secretarias de Educação e Cultura e das Coordenadorias Regionais.

A Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, imbuídas do objetivo de incentivar a leitura do texto literário em diferentes linguagens e suportes e, em consonância com o desenvolvimento tecnológico, apresentam o tema "Arte e tecnologia: novas interfaces", com o intuito de trazer para o Circo da Cultura uma reflexão atual e urgente a ser realizada por diferentes segmentos da sociedade preocupados com a educação e a cultura de crianças e adolescentes.
No entanto, a efetivação dessa discussão pressupõe o conhecimento prévio, por parte de professores e alunos, dos autores e dos livros indicados para a 5ª Jornadinha. Dessa forma, a Pré-Jornadinha.- metodologia trabalhada desde a 1ª Jornadinha em 2001 - configura-se num diferencial adotado a partir das experiências exitosas de Pré-Jornadas ocorridas desde 1981.

Pré-Jornadinha
Constitui-se na leitura de uma ou mais obras dos autores que estarão presentes na 5ª Jornadinha Nacional de Literatura. É o momento em que os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com a mediação dos professores, serão incentivados a conhecer previamente os autores e suas respectivas obras, bem como desenvolver discussões sobre o tema "Arte e tecnologia: novas interfaces".

Seleção de obras
Compete aos professores de uma ou mais áreas do conhecimento, juntamente com os alunos, a escolha das obras a serem trabalhadas, dentre aquelas indicadas de cada um dos autores que estarão presentes à 5ª Jornadinha Nacional de Literatura.

Caderno de Atividades
O Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura -, com o intuito de contribuir com os professores e alunos na realização da Pré-Jornadinha, elaborou o Caderno de Atividades IV, no qual constam práticas de leitura das obras dos autores presentes à 5ª Jornadinha. Todas as atividades sugeridas no Caderno de Atividades exigem a execução, por parte de alunos e professores, de um trabalho final.

Avaliação das leituras
As leituras serão avaliadas pela comissão organizadora da Pré-Jornadinha a partir da entrega de apenas um trabalho por turma. Caso a turma de alunos tenha desenvolvido uma apresentação artística (teatro, música, dança, etc.), o professor deverá entregar um registro em fita de vídeo, fotografia, gravação de som, internet, etc. Os trabalhos ou o registro dos trabalhos finais serão expostos em local público durante a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura.