Pré-Jornada - Modalidades de participação PDF Imprimir
1.Fórum eletrônico (internet)
Escolher três autores e suas respectivas obras (uma obra de cada autor) a partir da lista disponível no fórum da Pré-Jornada, no site: www.jornadadeliteratura.upf.br ou www.upf.br/jornada
Postar nesse fórum, no mínimo, um comentário crítico consistente a respeito de cada obra até o dia 9 de outubro de 2009.

2. Modalidades Presenciais

2.1 Práticas leitoras

Formar grupos de, no máximo, dez integrantes; escolher três autores e suas respectivas obras (uma obra de cada autor), dentre as indicadas exclusivamente na lista disponível no site da 13ª Jornada Nacional de Literatura (www.jornadadeliteratura.upf.br ou www.upf.br/jornada) ou no fôlder da Pré-Jornada.

Elaborar, a partir das leituras realizadas, três práticas leitoras a serem desenvolvidas em diferentes espaços e segmentos sociais, tais como escolas, bibliotecas, salas de leitura, hospitais, salões de igrejas, clubes recreativos, CTGs, entre outros oferecidos pela comunidade. As práticas leitoras poderão se constituir na organização de debates sobre autores participantes da 13ª Jornada e obras indicadas, contação de histórias, projeção de filmes, murais informativos, varal de poesias, representações em diferentes linguagens (dramatizações, exposições, entre outras).

2.2 Visita agendada previamente ao Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura

Nessa modalidade, no turno da noite, grupos de 10 até 35 pessoas poderão vivenciar uma prática leitora multimidial sobre uma obra indicada para leitura na Pré-Jornada. A visita deverá acontecer entre abril e julho e deverá ser agendada pelo telefone (54) 3316 – 8148.


2.3 Seminário

O seminário envolverá um debate com professores sobre a obra dos autores convidados para as conferências da 13ª Jornada Nacional de Literatura: Pierre Lévy, Guilhermo Arriaga e Teresa Colomer.

Data:13 de maio de 2009

Hora: 19h30

Local: SESC - Av. Brasil, 30 – Centro

Professores convidados para o debate

Dr. Adriano Canabarro Teixeira

MS. Cleber Nelson Dalbosco

Drª. Fabiane Verardi Burlamaque

3. Registro das atividades

As atividades desenvolvidas deverão ser registradas em ata específica, na qual deverão constar relato resumido das atividades, lista de presença dos participantes/professores e os comprovantes anexados, sejam eles fotografias, fitas de vídeo, gravação de som, CD-ROM, impresso (jornal, revista) e endereço eletrônico. Esse material deverá ser entregue no período de 5 a 9 de outubro de 2009, no Centro de Referência e Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura-UPF.


Observação: as práticas leitoras também poderão ser propostas e desenvolvidas individualmente em diferentes segmentos, devendo observar as mesmas orientações.