11º Concurso de Contos Josué Guimarães
Resultado 13º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães
Com os contos “Quando o desejo passou por aqui”, “Primeira Página” e “Último domingo ao mar”, Éder Rodrigues (pseudônimo Zarodri), de Belo Horizonte, venceu o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Ele recebeu R$ 5 mil e um estágio de 10 dias na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com direito a passagem aérea, hospedagem, participação em seminários de literatura e encontros com professores e críticos literários.

Paulo de Tarso Ricordi, de Porto Alegre, ficou em segundo lugar com os contos “Na linha de rebentação”, “Ouvindo a chuva” e “O jumento”, e recebeu R$ 3 mil. Os dois primeiros colocados também receberam o troféu Vasco Prado. Receberam Menção Honrosa Zulmar José Lopes de Vasconcelos (Rio de Janeiro, RJ), Guido Edmundo Callegari (Porto Alegre, RS), Tojali Leite (Rio de Janeiro, RJ), Anna Soledade Vieira (Ipanema, Minas Gerais), Henrique Bom (Rio de Janeiro, RJ) e Carlos de Fraia (São Paulo, SP).

------------
O concurso
Instalado em 1988, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães chegou a sua décima primeira edição em 2009, sendo destinado a contistas com obras publicadas ou não, que apresentassem textos inéditos.