Laura Sandroni
Autores
Laura Sandroni

LAURA SANDRONI (Rio de Janeiro RJ, 1934)
Cursou jornalismo na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e formou-se em Administração pela Escola Brasileira...

Cursou jornalismo na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e formou-se em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O interesse da escritora carioca pela literatura destinada a crianças e jovens surgiu ao participar do grupo que, em 1968, organizou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) - entidade pioneira no Brasil no estudo e promoção dos livros para crianças e jovens. Primeira diretora executiva desta fundação, Laura foi reeleita para o cargo durante dezesseis anos. Em seguida trabalhou durante onze anos na Fundação Roberto Marinho, criando seu núcleo de estímulo à leitura, hoje extinto.

Laura integra, desde 1996, o Conselho Diretor da FNLIJ. É colaboradora do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, desde 1975, resenhando livros destinados a crianças e jovens. Coordenou os projetos de incentivo à leitura Ciranda de Livros, Viagem da Leitura, Nossa Biblioteca e Quem Lê Jornal Sabe Mais. É autora dos livros A criança e o livro - guia prático de estímulo à leitura (organizado com Luiz Raul Machado), De Lobato a Bojunga - as reinações renovadas, Austregésilo de Athayde: o século de um liberal e Ao longo do caminho, além de ensaios publicados em revistas especializadas, no Brasil e no exterior.
É autora ainda, juntamente com Cícero Sandroni, da biografia de seu pai, intitulada Austregésilo de Athayde, o século de um liberal. Dirige a coleção Novas Seletas, na qual foram revisitados, até o momento, oito grandes clássicos nacionais.

Laura Sandroni faz parte do Conselho Curador da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, participa de seminários e congressos no Brasil e no exterior, e há um ano se tornou Membro Honorário de IBBY, honraria conferida pela primeira vez a um latino-americano.