Moacyr Scliar
Autores
Moacyr Scliar

Moacyr Scliar ( Porto Alegre, RS, 1937)
É um dos mais famosos escritores brasileiros da atualidade. Formado em Medicina, trabalha como médico especialista em saúde pública...

É um dos mais famosos escritores brasileiros da atualidade. Formado em Medicina, trabalha como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Começou sua carreira literária em 1962 com o livro Histórias de médicos em formação, seguido por mais de setenta livros entre romances, ensaios, contos, artigos e literatura infanto-juvenil. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas, entre eles, alemão, francês, espanhol, inglês, italiano, hebraico e sueco. Conquistou muitos prêmios literários, como o Jabuti, o da Associação Paulista de Críticos de Arte e o prêmio internacional Casa de Las Américas, com o livro A orelha de Van Gogh (1988). Em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Entre suas obras mais importantes estão: A guerra do Bom Fim (1972), O exército de um homem só (1973), Mês de cães danados (1977); O centauro no jardim (1980); Olho enigmático (1988) e A mulher que escreveu a Bíblia (1999), Os vendilhões do templo (2006) O texto: ou, a vida. Na ficção infanto-juvenil, podem-se citar Um sonho no caroço de abacate, O mistério da Casa Verde, O irmão que veio de longe e Livro de todos- o mistério do texto roubado, entre outros.