Lúcia Fidalgo
Autores
Lúcia Fidalgo

Lúcia Fidalgo (Rio de Janeiro RJ, 1965)
É professora, escritora, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense.

É professora, escritora, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou seu trabalho com a literatura infantil em 1989 na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) Em 1990 formou o grupo Morandubetá, juntamente com outros integrantes, entre eles Eliana Yunes, estando no grupo as duas até hoje. Atualmente o grupo é formado por Benita Prieto, Celso Sisto, Eliana Yunes e Lúcia Fidalgo, mas foi em 1992 que começou o trabalho com promoção de leitura.

À convite de Eliana Yunes, passou a integrar a primeira equipe do Programa Nacional de Leitura (Proler), desenvolvendo oficinas de contadores de histórias em todo o país. Com o Grupo Morandubetá, fez vários espetáculos em espaços importantes, como Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Histórico Nacional, Biblioteca Nacional, Sesc Rio de Janeiro, além de ter participado por duas vezes do Festival Internacional de Contadores de Histórias de Los Silos, nas Ilhas Canárias, Espanha para seus livros. Participou de várias Bienais com o grupo e na Feira de Buenos Aires. Também já esteve na Venezula e na Colômbia, fazendo trabalhos de leitura e contação de histórias.

Como autora, conquistou o prêmio de Autora Revelação pela FNLIJ, com o livro Menino bom. Dentre sua produção, citam-se Menina palavra, É com essa que eu vou, Falando em versos, Uma bola na barriga, Foi quando a família real chegou, Sabendo ler o mundo, Com vontade de pintar o mundo e E foram felizes para sempre?