André Czarnobai
Autores
André Czarnobai

ANDRÉ CZARNOBAI (Porto Alegre RS, 1979)
Criador do fanzine digital mais lido e comentado da internet, o extinto CardosOnline, é dono de uma produção extensa, lapidada em inúmeros blogs.

Criador do fanzine digital mais lido e comentado da internet, o extinto CardosOnline, é dono de uma produção extensa, lapidada em inúmeros blogs. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, André Czarnobai assume outra persona na rede de computadores. Lá é apenas "Cardoso". Tradutor, produtor, DJ, consultor e escritor, envolveu-se desde cedo com desenhos e histórias em quadrinhos, tendo colaborado com diversos desenhistas e editado alguns fanzines. A produção passou para a internetde forma independente com a criação do fanzine CardosOnline. Além da própria internet, também leva discussões a palestras e seminários em universidades de todo o país, nas quais tem falado sobre jornalismo literário e gonzojornalismo.

Como escritor, teve alguns de seus contos incluídos nas coletâneas: Dentro de um Livro, Contos de Bolso e Contos do novo milênio: os melhores contistas gaúcho dos últimos 25 anos. Lançou em 2005 Cavernas & Concubinas, no qual reúne 41 narrativas curtas que misturam humor, poesia e grotesco com experimentalismos e metalinguagem.