Sobre Passo Fundo PDF Imprimir
Localizada no centro-norte do Estado do Rio Grande do Sul, na região conhecida como Planalto Médio, Passo Fundo destaca-se pela representatividade na área médica, cultural e tecnológica. Com população superior a 183 mil habitantes, é considerada cidade-pólo de mais de 100 municípios localizados na região de abrangência. O conglomerado resulta em uma população de aproximadamente um milhão de pessoas.

Referência na área da saúde, Passo Fundo possui um dos mais modernos centros médicos do sul do Brasil. A cidade é considerada emergente na produção de softwares e sua economia está baseada no agronegócio e no setor de prestação de serviços.

Desde janeiro de 2006, Passo Fundo também é conhecida pelo título de Capital Nacional da Literatura. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede do maior debate literário da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, realizada a cada dois anos desde 1981. Outro evento firmado no calendário cultural da cidade é o Festival Internacional de Folclore, que também acontece bienalmente e reúne durante uma semana grupos artísticos de todas as partes do mundo.