Allan Santos da Rosa
Autores
AllanSantosdaRosa

ALLAN SANTOS DA ROSA (São Paulo SP, 1977)
Trabalhou como feirante, office-boy, operário em indústria plástica, vendedor de incensos, livros, churros...

Trabalhou como feirante, office-boy, operário em indústria plástica, vendedor de incensos, livros, churros, seguros e jazigos de cemitério. Em 1998 estudou no cursinho do Núcleo de Consciência Negra e passou no vestibular para o curso de História, na Universidade de São Paulo, onde atualmente é mestrando em Cultura e Educação.

Ganhou um troco também como professor, pesquisador, alfabetizador de adultos, dançarino, ator de rua, produtor de exposições, roteirista e locutor de rádio-documentários. É coautor do vídeo Vaguei os livros, me sujei com a m... toda, que já circulou pelo Brasil adentro e pelos continentes afora. Integrante do grupo de capoeira angola Irmãos Guerreiros e do Sarau da Cooperifa, organizador do selo Edições Toró, é mais um escritor no movimento de literatura das beiradas paulistanas. Canetas das ladeiras, dos escadões, das vielas e das feiras. Nessa cena onde aflora a herança de sotaques e linhas que vêm de lápis e tinteiros antigos. Nascido e crescido na Campestre, Americanópolis, Jabaquara, habitou o Crusp e hoje se divide entre Americanópolis e Taboão da Serra .

É autor de Vão (poesia, 2005), Zagaia (romance versado, infanto-juvenil, 2007), coautor, com o fotógrafo Guma, de Morada (prosa e poesia, 2007) e Da cabula (teatro,2008), obra que conquistou o II Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra Ruth de Souza.