Ernani Ssó
Autores
ErnaniSso

ERNANI SSÓ (Bom Jesus RS, 1953)
O nome Ernani é uma homenagem a um galã de rádio-novela e Ssó surgiu com uma brincadeira de colegas.

O nome Ernani é uma homenagem a um galã de rádio-novela e Ssó surgiu com uma brincadeira de colegas. Ernani Ssó adorava ouvir o pai contar histórias, algumas como “João e Maria”, “a história de terror mais tenebrosa até hoje”, costumava ouvir no rádio. Fosse antes de dormir ou mesmo nas horas vagas, sempre pedia para o pai repetir o relato. Cresceu no campo e, longe das mordomias da vida urbana, só teve acesso aos livros na biblioteca da escola no primário.

Suas professoras liam histórias da Bíblia e de Monteiro Lobato, as quais permaneciam vivazes na memória de Ernani por muitos dias. Empolgado, com 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho: A vida e as estranhas aventuras de Robinson Crusoé (1719), do escritor e jornalista inglês Daniel Defoe. Aos 17 anos, mudou-se para Porto Alegre para terminar os estudos no colégio Júlio de Castilhos. Seu primeiro emprego foi de repórter no jornal Hoje, do agora Grupo RBS. Na adolescência, pensou em ser desenhista, arquiteto e até mesmo humorista, mas começou a escrever e, aos poucos, foi abandonando o lápis. O fascínio por histórias e literatura fez com que a decisão de se tornar escritor se mantivesse firme.


Hoje registra mais de vinte livros publicados entre edições infantis, de humor, quadrinhos, romances e biografias. As obras já lhe renderam oito prêmios. Também registrou colaborações no Coojornal, Já, Pasquim e Zero Hora, entre muitos outros veículos.
Atualmente, é colunista de Coletiva.Net e está traduzindo um livro espanhol sobre educação, trabalhando em duas coleções infantis (uma com histórias de bruxas; outra com histórias de folclore) e escrevendo um romance, que ele define como “uma espécie de conto de fadas para adultos.” É casado com a a psicopedagoga Laura Mota Hoppe e com ela tem um filho, Lúcio, de 19 anos

.