Lúcia Hiratsuka
Autores
LuciaHiratsuka

LÚCIA HIRATSUKA (Duartina SP, 1960)
Lúcia é artista plástica, ilustradora de livros didáticos, de literatura para crianças e também é autora de diversas obras infantis.

Lúcia é artista plástica, ilustradora de livros didáticos, de literatura para crianças e também é autora de diversas obras infantis. Em 1988 recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Educação de Fukuoka no Japão. Escolheu como tema de pesquisa o ehon, ou seja, o livro ilustrado. Lá fez uma exposição de desenhos com cenas de feira, festa junina, personagens do folclore e paisagens brasileiras, que fez bastante sucesso. Retornou depois de um ano e começou a recontar e ilustrar os contos e as lendas japonesas que ouvia quando criança. Buscou inspiração nas composições japonesas e estudou a técnica do sumie*, que tenta introduzir em seus trabalhos.

Em 1995, seus livros Hatikazuki Hime, Momotaro e Tanabata conquistaram o prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2004 publicou Lin e o outro lado do bambuzal (aprovado no PNBE e PNLD/SP 2005). No ano seguinte, lançou Contos da montanha, que conquistou o selo da FNLIJ de Altamente Recomendável (2005) e foi incluído no Catálogo de Bolonha (2006).

* A palavra sumie significa “pintura a tinta” em português e consiste numa técnica de pintura em preto-e-branco originada em mosteiros budistas da China durante a dinastia Sung (960-1274). Adotando esses princípios, o sumiê exerce uma dicotomia interessante. Preto-e-branco, concreto e abstrato, água e terra, controle e espontaneidade são manifestações presentes nessa arte, que, a partir do século XV, passou a retratar também pássaros, flores e paisagens.