Como participar

Pré-Jornadinha

Apresentamos as obras e os autores indicados para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura. Temos certeza de que a 6ª Jornadinha será para as crianças e adolescentes uma experiência singular, proporcionada e incentivada por professores, diretores, coordenadores, pais e, especialmente, pelo poder público, por meio das secretarias de Educação e Cultura e das Coordenadorias Regionais.

A Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, imbuídas do objetivo de incentivar a leitura do texto literário em diferentes linguagens e suportes e, em consonância com o desenvolvimento tecnológico, apresentam o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, com o intuito de trazer para o Circo da Cultura uma reflexão atual e urgente a ser realizada por diferentes segmentos da sociedade preocupados com a educação e a cultura de crianças e adolescentes.

No entanto, a efetivação dessa discussão pressupõe o conhecimento prévio, por parte de professores e alunos, dos autores e dos livros indicados para a 6ª Jornadinha. Dessa forma, a Pré-Jornadinha.– metodologia trabalhada desde a 1ª Jornadinha em 2001 – configura-se num diferencial adotado a partir das experiências exitosas de Pré-Jornadas ocorridas desde 1981.

Como participar da Pré-Jornadinha

Constitui-se na leitura de uma ou mais obras dos autores que estarão presentes na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura. É o momento em que os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com a mediação dos professores, serão incentivados a conhecer previamente os autores e suas respectivas obras, bem como desenvolver discussões sobre o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”.

Seleção de obras

Compete aos professores de uma ou mais áreas do conhecimento, juntamente com os alunos, a escolha das obras a serem trabalhadas, dentre aquelas indicadas de cada um dos autores que estarão presentes à 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.

Caderno de Atividades V

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura –, com o intuito de contribuir com os professores e alunos na realização da Pré-Jornadinha, elaborou o Caderno de Atividades V, no qual constam práticas de leitura das obras dos autores presentes à 6ª Jornadinha. Todas as atividades sugeridas no Caderno de Atividades exigem a execução, por parte de alunos e professores, de um trabalho final.

Avaliação das atividades

As atividades de leitura serão avaliadas pela comissão organizadora da Pré-Jornadinha a partir da entrega de apenas um trabalho final por turma, juntamente com a ata impressa.

· Apresentações artísticas (teatro, música, dança, entre outras) deverão ser registradas e entregues em CD, DVD ou fotografia impressa, devidamente identificados com nome da escola, do professor e dos alunos envolvidos.

· Textos escritos e artes plásticas (pintura, desenho, escultura, entre outros) deverão ser enviados para a Universidade Passo Fundo até 22 de julho de 2011. Os trabalhos serão expostos em local público durante a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.

Registro em ata

As atividades desenvolvidas deverão ser registradas em ata, disponibilizada no site da 14ª Jornada Nacional de Literatura (www.jornadadeliteratura.upf.br). Clicar no ícone Pré-Jornadinha e, após, em Ata on line.

Ata on line (disponível no site da 14ª Jornada)

1. Dados gerais

- nome da escola, endereço, telefone, e-mail;

- nome dos professores, série, número de alunos.

2. Atividades

- síntese das atividades desenvolvidas;

- síntese da participação dos professores por área de conhecimento.

3. Participantes

- nome por extenso dos professores;

- nome por extenso dos alunos de ensino médio que desejam obter certificado;

- número de pessoas diretamente envolvidas com a atividade;

- número de pessoas indiretamente envolvidas com a atividade;

- nome e função do responsável pela ata, com data e assinatura.

Certificado

Professores: o certificado de Pré-Jornadinha será de 40 horas verificando-se a entrega da ata sobre a atividade e trabalho final e a inscrição na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura. Somente um certificado será emitido para cada participante, mesmo que o professor realize atividades com mais de uma turma.

Alunos de ensino médio: o certificado de Pré-Jornadinha será de 40 horas verificando-se a participação nas atividades registradas em ata pelo professor, o nome por extenso e a inscrição na 6ª Jornadinha.

Período para entrega da ata e do trabalho final

· de 18 a 22 de julho de 2011.

Local

· Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura.

Horário

· das 8h às 12h; das 13h30min às 17h 30min e das 18h30min às 21h30min.

 

Endereço para entrega de atas e trabalhos

Universidade de Passo Fundo

Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura

Campus I – BR 285 - Km 171 – Bairro São José

99001-970 – Passo Fundo/RS – Brasil