Como participar da Pré-Jornada PDF Imprimir
Pré-Jornada: Leitura como prática social, literária e demais artes em diferentes mídias

A 14ª Pré-Jornada é uma movimentação cultural de grupos interdisciplinares, que farão a leitura antecipada das obras dos autores convidados para a 14ª Jornada Nacional de Literatura, a fim de desenvolver análise e interpretação dos textos. Ao mesmo tempo, constituir-se-á num processo de reflexão sobre questões de leitura como prática social, literária e das manifestações artístico-culturais em diferentes mídias, tendo em vista a complexidade que o ato de ler assume neste momento da história da humanidade. Nesse processo estão previstas ações individuais de leitura e momentos para compartilhar as experiências vivenciadas com vistas à formação continuada em serviço de leitores e de mediadores de leitura.

Como participar da Pré-Jornada

Encontro de abertura

  • Leitura como prática social
  • Formação do leitor literário
  • Leitura de manifestações artístico-culturais
  • Leitura em diferentes mídias

Ministrantes: integrantes da Comissão Organizadora da 14ª Jornada Nacional de Literatura

Locais: núcleos da 7ª CRE (Passo Fundo, Marau, Lagoa Vermelha, Guaporé e Nonoai) e nas cidades da estrutura multicampi da UPF (Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade, Carazinho e Sarandi)

Período da Pré-Jornada: da segunda quinzena de março até 5 de agosto de 2011

Etapas de participação na Pré-Jornada:

Formar grupos de, no máximo, dez integrantes para:

  1. Proceder à leitura da obra Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores, organizado por Fabiano dos Santos, José Castilho Marques Neto e Tania M. K. Rösing, (editora Global), e à discussão sobre o seu conteúdo como embasamento teórico do processo de compreensão da leitura em sua complexidade
  2. Proceder à leitura do material de apoio Pré-Jornada: caderno de leitura, disponibilizado no site da 14ª Jornada Nacional de Literatura (www.jornadadeliteratura.upf.br) Na sequência, cada integrante do grupo deverá escolher, no mínimo, um autor e uma das suas obras indicadas exclusivamente na lista disponível no site da 14ª Jornada Nacional de Literatura ou no fôlder da Pré-Jornada. Recomenda-se que a seleção inclua autores e obras distintas com vistas ao enriquecimento do grupo.
  3. Realizar a leitura individual da obra escolhida
  4. Apresentar e discutir em grupo a experiência de leitura individual. Registrar na ata o nome de cada participante e a respectiva obra escolhida. Na sequência, compartilhar essas vivências nas redes sociais facebook, twitter ou no blog da Jornada, no site da 14ª Jornada.
  5. Acessar individualmente o site www.jornadadeliteratura.upf.br. Clicar no ícone Pré-Jornada e após em Pré-Jornada on line, para selecionar o nome do autor e a obra escolhida. A seguir produzir um texto que responda às questões levantadas sobre as obras.

Atas on line para as etapas 1, 2 e 4

Obs.: estas atas encontram-se disponiveis neste site através do menu: Pré-Jornada > Atas Pré-Jornada

Informações gerais

  • nome da instituição, endereço, telefone e e-mail
  • nome por extenso dos participantes
  • Agenda dos encontros (data, horário e local)
  • Relato dos encontros 1, 2 e 4 e assinatura de todos os participantes

Certificado

  • Os participantes receberão um certificado de 40 horas.
  • A realização de todas as etapas é obrigatória para obtenção do certificado de 40 horas

Prazo de entrega das atas

As atas servirão como controle de participação, devendo ser preenchidas apenas para as etapas 1, 2 e 4. Deverão ainda ser reunidas num único envelope e enviadas para a Universidade de Passo Fundo até 5 de agosto de 2011

Endereço para entrega das atas:

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Pré – Jornada Nacional de Literatura

Campus I – BR 285 - Km 171 – Bairro São José

Cx. Postal: 611 - 99001-970 – Passo Fundo - RS

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tel.: (54) 3316-8368 – ramal 8730

Observações:

  • Para a etapa 5, o controle de participação será registrado por meio de postagem na Pré-Jornada on line.
  • Os encontros devem ser registrados em foto ou vídeo com a identificação dos participantes e postados no site da 14ª Jornada no ícone galeria de fotos da Pré-Jornada.