14ª Jornada de Literatura de Passo Fundo discute rumos da leitura e convergência com novas linguagens e mídias PDF Imprimir
Releases
Escritores e intelectuais do Brasil e de diversas partes do mundo estarão reunidos entre os dias 22 a 26 de agosto em um dos maiores eventos de literatura do País. Comemorando 30 anos de existência,  a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo traz nomes como os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy, os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo, os franceses Roger e Anne-Marie Chartier e o tunisiano Pierre Lévy.  Entre os nacionais, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Tony Bellotto, Elisa Lucinda, Edney Silvestre e Eliane Brum. Eles participarão de debates, palestras e bate-papos com leitores, em uma semana inteira de grandes atrações literárias e culturais.

A influência de novos meios de comunicação e transmissão de informação e conhecimento e seu impacto na vida de novos e antigos leitores serão discutidos entre escritores consagrados, artistas e diversos outros atores culturais durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, entre os dias 22 e 26 de agosto, no Circo Literatura, Campus I da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, a programação inclui palestras, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições.

Completando 30 anos de existência, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo volta a agitar novamente a cena literária em sua 14ª edição, com participação de escritores de todo o mundo. Neste ano, o evento recebe os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy; os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo; os franceses Roger e Anne-Marie Chartier; e o tunisiano Pierre Lévy. Dos autores brasileiros, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Tony Bellotto, Elisa Lucinda, Edney Silvestre e Eliane Brum estão entre os escritores que vão representar a literatura nacional.

As atividades da Jornada abrangem todos os segmentos de leitores, mas o mais jovem vai receber atenção especial neste ano. Além da sexta edição da já tradicional Jornadinha Nacional de Leitura, destinada ao público infanto-juvenil, em 2011 será realizado o Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Literatura para crianças e jovens: por um novo pensamento crítico. As atrações para o público jovem incluem ainda a primeira Jornight, destinada a pessoas na faixa entre 15 e 25 anos e que vai reunir cerca de 1.000 pessoas.

A Jornada de Literatura é realizada a cada dois anos e atrai milhares de interessados do mundo das letras. Em 30 anos, se firmou como um dos mais importantes eventos do País de incentivo à leitura e à escrita, reunindo nomes consagrados e aproximando autores de todo o planeta e leitores em debates e conversas sobre os mais diversos temas referentes à literatura. O número de participantes em uma mesma edição chegou à casa dos 30 mil em 2009 e na somatória das três décadas, superou 130 mil. A quantidade de escritores que já passaram pelo evento atinge a marca de 804, somando também a Jornadinha e os demais eventos paralelos.

Para a edição deste ano, outra novidade: o aumento na premiação do concurso Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, que passa de R$ 100 mil para R$ 150 mil. O vencedor será conhecido na abertura oficial da Jornada, a partir das 19h30 do dia 22 de agosto. O prêmio é destinado ao melhor romance de língua portuguesa publicado no período entre junho de 2009 e maio de 2011.

Integram ainda a programação da 14ª Jornada Literária de Passo Fundo o 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, sob o tema Culturas, Leituras e Interações: das comunidades orais às redes sociais; o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras; o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos; e o 2º Seminário Internacional de Contadores de Histórias.

A coordenadora e idealizadora, Tânia Rösing, comenta que no terceiro milênio, as Jornadas de Passo Fundo se integram conscientemente a uma era na qual o saber, o trabalho, a leitura e a imaginação passam por experiências interpessoais e pela inteligência coletiva: “Por isso, a Jornada, na defesa da leitura para todos, propôs em sua história refletir sobre a arte em todas as suas formas, das manifestas pela oralidade popular às engendradas pelas mídias eletrônicas, das estabelecidas nas comunidades orais às distribuídas descontroladamente na sociedade em rede”.

Confira a programação

6ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo
Do complexo de lonas, algumas serão destinadas à 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, com programação entre os dias 23 e 26 de agosto, divididas de acordo com o nível escolar. Direcionada à formação de leitores, tem como foco crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, que terão oportunidade de conhecer mais sobre literatura e ter contato com autores e suas obras. Fazem parte das atrações conversas com escritores, contação de histórias, peças teatrais, shows musicais, feira do livro, entre outras atividades paralelas.

10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural
O tema deste ano do seminário é Culturas, leituras e interações: das comunidades orais às redes sociais. Será realizado entre os dias 23 e 26 de agosto, no Auditório do Iceg (Instituto de Ciências Exatas e Geociências), Campus I da UPF. Além de um painel com diversos estudiosos do assunto, estão confirmadas conferências com a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier (Literatura Imaginária do Século XXI), no dia 24; o escritor Luís Costa Lima (A literatura e o leitor), dia 25; e do secretário-geral da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) Álvaro Marchesi (Educação e formação de leitores), dia 26.

4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras
O auditório da Faculdade de Odontologia (prédio 7), Campus I da UPF, vai ser o palco do encontro entre grandes nomes da literatura nacional entre os dias 23 e 28 de agosto. Na abertura, estarão presentes Domício Proença Filho e Marcos Vinicios Vilaça. Dia 24 será a vez de Nelson Pereira dos Santos e José Murilo de Carvalho. Na sequência, dia 25, Ana Maria Machado e Arnaldo Niskier. Fecham o último dia de encontro Alberto Venâncio Filho e Murilo Melo Filho.

3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos
A criação literária gaúcha estará em pauta durante a 14ª Jornada no Centro de Educação e Tecnologia (prédio B3), Campus I da UPF. Em sua terceira edição, o encontro terá as presenças de nomes como Vitor Ramil, Sérgio Faraco, Luiz Antônio de Assis Brasil e Flávio Ferrarini. Os debates serão feitos sobres os temas Escrever a cidade – assunto, limite, condenação, liberdade (dia 23); Literatura ao vivo – leituras, saraus, performances, encontros (dia 24); e Oficinas de literatura – como são, para que existem, que futuro têm (dia 25). O último dia (26) está reservado para uma programação especial, com um depoimento-homenagem.

2º Seminário Internacional de Contadores de Histórias
As diversas facetas do contador de histórias e seu espaço e importância na comunidade serão temas da segunda edição do seminário, com a presença de contadores do Brasil, Portugal e Espanha. Os debates ocorrerão entre os dias 23 e 26, no auditório da Feac (Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis) prédio B6, Campus I da UPF. Participam do evento o uruguaio Niré Collazo, a portuguesa Cristina Taquelin, a espanhola Elvira Novell e ainda os brasileiros Jonas Ribeiro, Augusto Pessoa, Tino Freitas e Celso Sisto.

7º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura
Concurso que já premiou nomes como Sinval Medina, Antônio Torres, Salim Miguel, Plínio Cabral, Chico Buarque, Mia Couto e Cristóvão Tezza, o Prêmio Zaffari & Bourbon neste ano aumentou em R$ 50 mil sua premiação. O escolhido pelo melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos vai receber R$ 150 mil. O nome do ganhador será divulgado na abertura da 14ª Jornada, em 22 de agosto.

12º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães
Direcionado a contistas com obras publicadas ou não, o concurso oferece prêmios de R$ 5.000 e R$ 3.000 para o primeiro e segundo colocados, respectivamente. Os nomes dos ganhadores serão divulgados na abertura da Jornada, dia 22 de agosto.

Jornight
Novidade na programação da Jornada Literária, a Jornight é dedicada ao público jovem, entre 15 e 25 anos. A primeira edição terá shows musicais, performances teatrais e artes visuais.  Entre as atrações estão os músicos Humberto Gessinger e Duca Leindecker, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, além dos cartunistas Chico e Paulo Caruso e dos quadrinhistas Gabriel Ba e Fábio Moon. Os eventos ocorrerão sempre das 19h30 às 21h30, entre os dias 23 e 25 de agosto, na Lona Azul do Circo da Cultura, Campus I da UPF.

INFORMAÇÕES
Lu Fernandes Comunicação e Imprensa