6ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo discute influência de novas mídias no público infanto-juvenil PDF Imprimir
Releases
Em sua 6ª edição, evento aprofunda a discussão sobre impacto de novas tecnologias na vida de leitores em formação. Voltado para o público infanto-juvenil, a Jornadinha oferece oportunidade de contato com os principais autores da literatura para jovens e uma variada programação cultural, como bate-papos com escritores, sessão de autógrafos, música e teatro. Os cartunistas Ziraldo e Maurício de Sousa estão entre os convidados, lista que inclui ainda Elisa Lucinda, Roseana Murray, Caio Riter, Lenice Gomes, Regina Rennó e muitos outros.


Escritores infanto-juvenis consagrados pela crítica e pelo público vão debater a influência de novas ferramentas tecnológicas nos hábitos dos leitores mais jovens ou ainda em formação, durante a 6ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo, entre os dias 23 e 26 de agosto. Destinada ao público infanto-juvenil, o evento integra a 14ª Jornada Nacional de Literatura, que tem como tema desta edição “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”.

A Jornadinha oferece aos leitores a oportunidade de interagir com os autores e conhecer mais sobre suas obras, por meio de conversas com escritores, contação de histórias, feira de livros, sessões de autógrafos e espetáculos teatrais e musicais. Propõe ainda uma reflexão sobre o processo de aprendizado, leitura e interconexões em face do crescimento da utilização de novas ferramentas tecnológicas, em uma sociedade que cada vez mais se comunica e transmite informações em rede.

A programação destinada ao público infanto-juvenil será realizada em quatro lonas do Circo da Cultura e envolve conversas com escritores em sistema de rodízio. As atividades da Jornadinha são divididas de acordo com as séries escolares: nos dias 23 e 24, a programação é destinada a alunos do 1º ao 4º ano; dia 25, de 5ª a 9ª séries; e dia 26, alunos de ensino médio.

Este ano foram convidados Tânia Zagury, Elisa Lucinda, Roseana Murray, Caio Riter, Lenice Gomes, Regina Rennó, Daniel Kondo, Silvana Tavano, Cláudio Fragata, Rodrigo Lacerda, Luiz Antonio de Aguiar, Telma Guimarães, Antônio Carlos Vilella, Gustavo Bernardo, Sérgio Capparelli, Leonardo Brasiliense, Giba Assis Brasil, Marcelino Freire, Andrea del Fuego, Heloisa Seixas, Alberto Martos Núñes Garcia, Gabriel Ba e Fabio Moon.

Além dos escritores, as atrações incluem também um show que mistura poesia, música e teatro, apresentado pelo compositor Cid Campos. Autor do CD infantil Crianças crionças, o músico transporta para o universo infantil, em forma de canções, a obra de poetas como Edward Lear, Lewis Carroll, Augusto e Haroldo de Campos e Paulo Leminski.

INFORMAÇÕES
Lu Fernandes Comunicação e Imprensa
Tel: (11) 3814-4600
Atendimento: Ivani Cardoso/Deh Oliveira

Em Passo Fundo: Assessoria de Imprensa UPF
Tel: (54) 3316-8110
Atendimento: Maria Joana Chaise/Cristiane Sossella