12ª Jornada Nacional de Literatura abre 700 novas vagas para atender à procura
20/06/2007 - 16:53
Além de 700 vagas suplementares para participar dos encontros com os escritores convidados, a organização da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo ampliou o número de participantes de alguns cursos que acontecem paralelamente ao evento
Foto: Maria Joana Chaise
Coordenadora das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing (centro), anunciou a abertura de novas vagas

A cada edição a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo cresce e atrai interessados de todo País. A enorme procura por inscrições para participar da 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, programada para o período de 27 a 31 de agosto, levou a Universidade de Passo Fundo a abrir 700 novas vagas para inscrições individuais ou em grupo. Os interessados podem se inscrever no site http://www.jornadadeliteratura.upf.br.

Alguns cursos que serão realizados durante a Jornada também tiveram o número de vagas aumentado. O curso “Histórias em quadrinhos”, ministrado pelo norte-americano Gerard Jones, terá 60 novas vagas. O curso “O Brasil de Tarso de Castro: A arte da leitura & feitura de O Pasquim”, coordenado por Mauro Gaglieti e Francisco Carlos dos Santos Filho, com a presença de Ziraldo e Tom Cardoso (autor do livro “Tarso de Castro: 75 kg de músculos e fúria”) também ganhou mais 60 vagas, assim como o curso “A ficção brasileira do início do século XXI”, a cargo de Flávio Carneiro, da UERJ. O “Curso avançado de Marketing Cultural”, ministrado por Manoel Marcondes Neto, da UFRJ, terá mais 30 vagas. As inscrições podem ser feitas no site acima.

A Jornada Nacional de Literatura discutirá o tema “Leitura da Arte & Arte da Leitura”. Entre os convidados deste ano estão os escritores Lya Luft, Affonso Romano de Sant’Anna, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Ferréz, Ziraldo, Luiz Ruffato, Nelson Motta, Milton Hatoum, Elisa Lucinda, Mario Sabino, o espanhol Santiago Yubero, o cubano Reinaldo Montero, o polonês Mirosław Bujko, o historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o cineasta e escritor José Roberto Torero e Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras. A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Patrocínio cultural: Petrobras, Correios, Coca Cola e Fonte Ijuí.