Alunos da EENAV realizam atividades de Pré-Jornada
09/07/2007 - 17:11
Foto: Lucas Oliveira Bicudo
Três turmas de 6ª série produziram máscaras, maquetes e outros objetos da cultura chinesa

Representar em maquetes, máscaras, desenhos, origames e teatro a história lida em um livro. É desta maneira que três turmas da 6ª séria da escola EENAV trabalharam a obra “O Imperador Amarelo”, dos escritores Heloisa Prieto e Paulo Blaise, como atividade de Pré-Jornada de Literatura. Os trabalhos antecedem a grande movimentação cultural da 12ª Jornada Nacional de Literatura, em que os leitores entram em contato com obras dos autores que estarão em Passo Fundo, de 27 a 31 de agosto.


A atividade iniciou antes mesmo da leitura do livro. Através de uma pesquisa na internet sobre a religião, mitologia, filosofia e cultura chinesa, além também de busca por informações sobre o dragão chinês. As três turmas foram divididas em grupos. Cada estudante tinha uma missão e, após o término da investigação, todos apresentaram o que tinham descoberto. Após a pesquisa, foi realizado o um sorteio das lendas e contos do livro “O Imperador Amarelo” e, a partir disso, cada grupo de alunos escolheu o que gostaria de fazer. “Tivemos uma participação e um envolvimento de cada estudante, que montaram maquetes, confeccionaram máscaras e apresentaram trabalhos maravilhosos”, comemora a coordenadora da atividade, professora Alcione Jordão Knack.

As estudantes Gabriela de Mello Tagliari, Alessandra de Mello Salles, Daiane Vieira Godinho, Vitória Narde e Tainara Prado, fizeram uma pesquisa sobre a religião chinesa e produziram duas máscaras de gesso, que representa um casal chinês. “Pudemos criar o que tínhamos vontade. A mãe da Tainara produziu as máscaras e agora estamos pintando elas”, ressaltou Gabriela . Além deste grupo, outros produziram luminárias, dragões em origami, máscaras, todas baseados nos contos e pesquisas feitas sobre a cultura chinesa.

O Imperador Amarelo
A obra “O imperador amarelo” aborda sobre os grandes mestres da Antiga China. Na primeira parte do livro, existe uma série de fábulas e lendas chinesas tradicionais, algumas de autores desconhecidos e outras de importantes mestres e poetas. Nelas, os leitores encontram monges, guerreiros, imperadores, princesas e dragões, com histórias que são ensinamentos ligados à sabedoria taoísta e outras com um caráter mítico. Na segunda parte da obra, são encontrados ensinamentos e textos curtos escritos por antigos mestres. Servem para reflexão e meditação e chamam a atenção por possuírem uma linguagem simples e que permitem enxergar uma nova maneira de encarar a vida, porém sempre por meio de imagens.