Independência financeira é tema de abertura do Mercado Cultural do Livro
28/08/2007 - 17:12
Conferência com o consultor Gustavo Cerbasi abriu os trabalhos da tarde de segunda-feira na Jornada Nacional de Literatura.
Foto: Tiago Lermen
Além do conferencista, participaram do debate, o vice-reitor Administrativo, Nelson Germano Beck e o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção , Eduardo Finamore

Nada de romances ou grandes narrativas. A primeira conferência promovida pelo Mercado Cultural do Livro na 12ª Jornada Nacional de Literatura teve como assunto principal a independência financeira, abordado pelo consultor Gustavo Cerbasi, autor de livros como “Dinheiro, o segredo de quem tem” e “Casais inteligentes enriquecem juntos”. No debate, dicas, estratégias e a trajetória do jovem administrador que em poucos minutos apresentou ao público presente no Centro de Eventos da UPF fórmulas para enriquecer em pouco mais de 20 anos.

O gaúcho Gustavo Cerbasi é mestre em administração pela Universidade de São Paulo, especialista em finanças e atualmente desenvolve treinamentos, palestras, consultorias por todo Brasil. Sua carreira como escritor começou em 2002 quando começou a utilizar os conhecimentos que passava em sala de aula para um segmento especial de leitores. “Meu trabalho não é exatamente ‘auto-ajuda’, mas acho que é importante, pois ofereço lições sem ser apelativo, de forma prática, dando dicas do cotidiano justamente para pessoas que não podem fazer um curso, ou assistir a seminários como este”, comentou Cerbasi.

Durante a conferência, o autor apresentou situações do dia-a-dia e sugestões para melhor administrar as finanças pessoais. Durante vários anos Cerbasi foi professor de matemática financeira e, em função dessa atividade, percebeu que poderia ficar milionário em pouco mais de 15 anos. “Se eu economizasse R0,00 por mês durante esse tempo todo, certamente teria uma boa grana para investir. O que acontece é que as pessoas não sabem economizar e muito menos aplicar de forma correta seu dinheiro”, orientou o autor que sintetizou a fórmula para ficar rico: gastar menos do que se ganha e investir a diferença.

Além do conferencista, participaram do debate, o vice-reitor administrativo da UPF, professor Nelson Germano Beck e o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção e professor da UPF, Eduardo Finamore. Diversas editoras brasileiras apóiam a trajetória de 26 anos das Jornadas Literárias, entre elas a Editora Gente, representada na conferência por Rosely Boschini, Presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Mercado Cultural do Livro
Essa é a primeira vez que o Mercado Cultural do Livro integra a programação paralela das Jornadas Nacionais de Literatura. Fazem parte do Mercado diversas editoras de todo país. Entre elas, Biruta, Record, Saraiva, Moderna, Callis, SM, Mercúryo Jovem, Paulinas, Formato e Atual.

As atividades do Mercado Cultural do Livro têm como objetivo debater tendências e estratégias que podem ser utilizados por editoras, distribuidores e livrarias. Além disso, pretende através de diferentes ações sensibilizar o público leitor.

As conferências do Mercado Cultural do Livro continuam durante a programação da 12ª Jornada Nacional de Literatura. No dia 29, às 9 horas, Gilson Grazziotin, do Grupo Grazziotin, fala sobre “Arte do varejo: o pulo do gato está na compra”. Por fim, no dia 31, às 10 horas, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, aborda o tema “Ética e liderança: condição para o sucesso nas vendas”. Todos os encontros são abertoAs conferências, abertas ao público em geral, serão no Centro de Eventos do Campus I da Universidade de Passo Fundo. Durante a manhã, os livros serão vendidos a preço de custo.