E as crianças encontraram os autores...e fizeram a festa na 4ª Jornadinha Nacional de Literatura
28/08/2007 - 21:00
Quatro lonas armadas ao lado do Circo da Cultura acolheram mais de três mil crianças na tarde desta terça-feira (28).
Foto: Tiago Lermen
Onze autores se revezaram entre as loninhas na tarde desta terça-feira para conversar com alunos de 1ª a 4ª série

Enquanto os debates aconteciam no Circo da Cultura, a movimentação era grande logo ao lado, nas quatro lonas coloridas instaladas para receber três mil pequenos leitores diariamente na 4ª Jornadinha Nacional de Literatura. No centro das discussões estavam 11 autores que se revezaram em forma de rodízio para conversar nesta terça-feira (28) com alunos de 1ª a 4ª série. Entre as muitas perguntas, as fórmulas para escrever boas histórias ou se os personagens realmente existem, entre outras.

Antes mesmo de começar os debates, um corredor separava os leitores das lonas, onde eles assistiram às conversas. Natália Miranda tem apenas nove anos e está na 3ª série do EENAV, escola estadual de Passo Fundo. Junto com ela, outros 28 colegas caminhavam pelo corredor de acesso sem saber exatamente com quem falariam em poucos minutos, mas estava certa que a experiência seria proveitosa. “Adorei as apresentações do gato Gali-Leu, e aposto que agora vai ser mais legal ainda. Quero saber quem foi que escreveu o livro que li lá na escola”, contou apressada a aluna que não queria perder seu lugar na arquibancada.

Diversos autores se revezaram em sistema de rodízio para atender as perguntas de Natália e das demais crianças acomodadas na lona Azul, Amarela, Verde e Vermelha, cores que identificavam as mochilas das crianças de cada espaço. Entre os autores, Lia Zatz, Marcelo Xavier, Carla Caruso, Kátia Canton, Rubens Matuck, Elisa da Silva e Cunha, Leo Cunha, Márcio Vassallo, André Neves, Elizete Lisboa e Luciana Savagnet. No intervalo entre um grupo de autores e outro, o riso contagiava a platéia comandada pelos contadores de história Celso Sisto e Mário Pirata, que promoveu até uma eleição para a professora mais bonita, que evidentemente acabou em empate.

Celso retorna a Passo Fundo dez anos depois de participar da 7ª Jornada Nacional de Literatura, quando ainda nem existia Jornadinha. “A Jornada cresceu muito e a inclusão das crianças nessa movimentação é muito importante, pois significa investir no leitor desde a base, desmistificando a figura do autor”, comentou Sisto que também participa do segundo dia de atividades, nesta quarta-feira (29).

Crianças de várias idades participaram das atividades da Jornadinha. Entre elas, um grupo de 70 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com idade entre sete e 36 anos. As professoras Carla Michele Borges e Janaina de Castro Nunes trabalharam com o grupo a obra “O trem da história”, da autora Kátia Canton, durante as semanas que antecederam a Jornadinha. Além da leitura do livro, os alunos realizaram a interpretação das obras de arte inseridas no livro e uma releitura especial do livro.

Kátia Canton ficou surpresa com a iniciativa da APAE e ainda mais com a movimentação em Passo Fundo. “Estou muito acostumada a participar de outras feiras, mas estou muito impressionada com Passo Fundo. Aqui sim estou vendo o que todo evento literário deveria ter que é esse trabalho de fundo, de preparação anterior com as crianças, pois otimiza a relação com o leitor. Por incrível, que pareça nenhum outro evento que eu conheça tem esse envolvimento” revela a autora que se emocionou com a receptividade das crianças.

Enquanto algumas crianças ensaiavam perguntas, outras já traziam os questionamentos da sala de aula. Um dos autores que mais despertou a curiosidade dos alunos foi Marcelo Xavier, que apresentou um livro com ilustrações feitas com massa de modelar, material utilizado no dia-a-dia das salas de aula.

Outro momento singular desta edição da Jornadinha foi a contação de história organizada pela escritora Elizete Lisboa, que é deficiente visual. Com a ajuda das crianças apresentou a história da “Bruxa mais velha do mundo”. “Estou muito feliz de verdade. Sou feliz, pois existe música, livros, professores e estas crianças maravilhosas”, comentou Elizete.

A programação da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura continua nesta quarta-feira, com os alunos de 1ª a 4ª série. Já na quinta-feira, as atrações são destinadas a alunos de 5ª a 8ª série, enquanto na sexta-feira serão recebidos os alunos de ensino médio.

Mais informações com Ivani Cardoso e Maria Fernanda Rodrigues (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) e Maria Joana e Cristiane (assessoria de imprensa da UPF) pelo telefone (54) 3316-8110/8142