Grupo RBS presta homenagem à UPF pela promoção das Jornadas Literárias
29/08/2007 - 15:39
Foto: Tiago Lermen
Jayme Sirotsky e Rui Getúlio Soares com o troféu do Grupo RBS
No ano em que comemora seu cinqüentenário, a Rede Brasil Sul de Telecomunicações – Grupo RBS – decidiu render homenagens a parceiros e entidades que tenham contribuído para o sucesso do grupo no período. Na terça-feira (28), a homenagem foi prestada à Universidade de Passo Fundo (UPF), promotora e organizadora, há 26 anos, das Jornadas Literárias, movimentação cultural de relevância internacional e que chega, nesta semana, a 12ª edição.

O contexto da homenagem não poderia ser outro: um troféu especialmente produzido pelo artista plástico Xico Stockinger foi entregue pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, ao reitor da UPF, professor Rui Getúlio Soares, no segundo dia da Jornada Nacional de Literatura, em pleno Circo da Cultura, instalado no campus I da UPF, em Passo Fundo. Na solenidade, foi igualmente homenageada a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, pelos 150 anos de emancipação.

O anúncio dos homenageados foi feito pelo próprio presidente do Grupo, Jayme Sirotsky. Ele destacou o prazer que a empresa sente em homenagear duas importantes expressões do Estado: UPF e prefeitura de Passo Fundo. Sirotsky relembrou o período em que morou em Passo Fundo e seu engajamento para a consolidação da Sociedade Pró-Faculdade de Direito de Passo Fundo, embrião da Universidade de Passo Fundo. “Me sinto muito emocionado em participar da história de Passo Fundo e da UPF. Esta, que promove há 26 anos a Jornada Literária, reconhecida internacionalmente”, disse, destacando o necessário destaque a um evento desta natureza realizado no interior do Estado.

Para o reitor Rui Getúlio Soares, esta semana de realização da 12ª Jornada Literária é histórica para a UPF. “Passamos por algumas dificuldades, mas, em momento algum, a confiança da organização da Jornada, da Reitoria e da Prefeitura Municipal, co-promotora do evento, foi abalada”, disse, lembrando que a Jornada extrapola os limites do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ele destacou, ainda, a honra da instituição por ser homenageada pela RBS, importante empresa de comunicação que tanto auxilia na divulgação das ações da UPF. “Nossa Universidade não se preocupa apenas com a formação de profissionais cidadãos nas mais diversas áreas, mas também com o desenvolvimento de toda a região, de maneira que a parceria com o Grupo RBS tem sido de extrema importância”, referiu.

O título de Capital Nacional da Literatura foi lembrado pelo prefeito, Airton Dipp, quando destacou a importância da UPF e da Jornada Nacional de Literatura – motivação para a honraria concedida pelo governo federal no início de 2006. “Passo Fundo hoje é considerada uma cidade referência em diversas áreas. Isso é graças a homens, mulheres, entidades e empresas como estas duas parcerias a quem agradecemos hoje, a UPF e a RBS”, destacou.

Medalha UPF
Ao mesmo tempo em que recebeu homenagem do Grupo RBS, a UPF também prestou honraria à empresa, na pessoa de seu presidente do Conselho Administrativo, Jayme Sirotsky. Ele recebeu, das mãos do reitor Rui Getúlio Soares, a Medalha UPF, maior honraria outorgada a pessoas ilustres brasileiras ou estrangeiras, ligadas à educação ou que tenham prestado relevantes serviços à instituição.

A solenidade foi presenciada pela idealizadora e coordenadora geral das Jornadas Literárias, Tania Rösing, além de diversas autoridades civis e militares. Também estiveram presentes prefeitos de duas cidades onde a UPF possui campi: de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato, e de Soledade, Olavo Valendorff.

Visita
Antes das homenagens, o reitor Rui Getúlio Soares, juntamente com os vice-reitores de Graduação Eliane Lucia Colussi, de Pesquisa e Pós-graduação Hugo Tourinho Filho, de Extensão e Assuntos Comunitários, Cléa Bernadéte Silveira Netto Nunes e de Administração, Nelson Germano Beck, recebeu o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, o gerente executivo da RBSTV Passo Fundo, Harry Nicolau Johann, e a assistente do Conselho do Grupo RBS, Ema Lúcia. Durante o encontro, foram tratados assuntos relacionados à educação no Brasil e o papel da imprensa sobre o tema.