Escritores africanos divulgam manifesto em apoio às Jornadas Literárias
29/08/2007 - 18:11
Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Ana Paula Tavares, Onjaki e Nelson Saute encaminharam nota ao ministro da Cultura, nesta quarta-feira

As Jornadas Literárias de Passo Fundo receberam na tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, mais uma manifestação de apoio pelo trabalho desenvolvido ininterruptamente ao longo dos últimos 26 anos em prol do estímulo à leitura de múltiplas linguagens. Os escritores africanos de língua portuguesa, que participaram das últimas edições da movimentação cultural, encaminharam mensagem ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, expressando seu “profundo reconhecimento e solidariedade para com as Jornadas Literárias de Passo Fundo”.

O documento é assinado por Mia Couto, vencedor do 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, José Eduardo Agualusa, Ana Paula Tavares, Onjaki e Nelson Saute.

Segue a íntegra da mensagem:

Mensagem para o ministro da Cultura
“Os escritores africanos de língua portuguesa abaixo assinados desejam expressar o seu profundo reconhecimento e solidariedade para com as Jornadas Literárias de Passo Fundo.

Todos nós vivemos nas Jornadas uma experiência única e inesquecível. Em poucos eventos em todo o mundo se alcança, em simultâneo, a festa literária e o encontro tão sólido entre autores e leitores.

Estivemos nas Jornadas e as Jornadas passaram a estar em nós do mesmo modo que a cidade recebeu o seu nome: como um passo profundo na viagem que aproxima os nossos povos.

Estamos certos que Sua Excelência, Senhor Ministro, saberá dar acolhimento e incentivo á continuação de um evento que tanto dignifica o Brasil e que é hoje uma ponte de ligação objetiva entre as nações que escrevem e falam na língua portuguesa”.

Passo Fundo, 29 de agosto de 2007

Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Ana Paula Tavares, Onjaki e Nelson Saute

Mais informações com Ivani Cardoso e Maria Fernanda Rodrigues (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) e Maria Joana e Cristiane (assessoria de imprensa da UPF) pelo telefone (54) 3316-8110/8142