Livros, escritores e mais de 15 mil estudantes na Jornadinha de Passo Fundo
31/08/2007 - 18:01
Foto: Tiago Lermen
15.800 crianças e adolescentes de Passo Fundo e região participaram da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura

De terça-feira (28) até sexta-feira (31), 15.800 crianças e adolescentes de Passo Fundo e região participaram da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura. Antes disso, leram as obras dos autores convidados e chegaram afiados para as conversas com os escritores.


Um livro com dedicatória, uma foto, uma poesia declamada, uma pergunta respondida. Para os quase 16 mil crianças e adolescentes que participaram da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o contato com os autores dos livros que já leram valeu o frio que suportaram nesta semana em Passo Fundo. A festa acabou na sexta-feira, dia 31, e o Circo da Cultura volta a ser armado daqui a dois anos.

Teve gente que ganhou mais do que autógrafos. “Anote meu e-mail e mande esse trabalho que você fez sobre o Pena de ganso. Quero ler e faço questão de responder para você”, disse a escritora Nilma Lacerda a Felipe.

Pela manhã, cerca de cinco mil estudantes lotaram a lona principal para uma conversa com Marina Colasanti e Ferréz. “A idade de vocês é a melhor para ler e eu adoro escrever para vocês porque ainda têm a pureza da criança e já tem a experiência do adulto”, disse Marina. Antes de convidar a garotada para ajudá-lo a fazer o maior rap que já cantou – com cinco mil músicos -, Ferréz contou como foi seu primeiro contato coma a escrita. “Um dia, quando eu tinha oito anos, meu pai disse para eu não sair de casa. Como falar isso para uma criança? Saí e vi um homem morto. Nesse dia escrevi meu primeiro conto para mostrar o que eu estava sentindo”. O rap saiu depois da conversa.

Nas loninhas, os circos dedicados aos pequenos, os escritores se revezavam e os estudantes tiveram a companhia de escritores durante toda a tarde. No último dia da Jornadinha, Spacca, Elisa Lucinda, José Roberto Torero, Elisa da Silva e Cunha, Nilma Lacerda, Santiago Nazarian, Dionísio Jacob e Domingos Pellegrini responderam pacientemente as perguntas dos leitores que formavam fila e esperavam sua vez de usar o microfone.

Curiosos, queriam saber dos escritores a idade que tinham quando publicaram pela primeira vez, o que fazer para ter um livro publicado, o que os inspirou a escrever sobre determinado tema, como tinha sido a construção de seus personagens, se há inspiração em fatos reais, se houve incentivo de alguém, como fica a questão de direitos autorais com a publicação de obras na internet entre tantas outras indagações.

Mais informações com Ivani Cardoso e Maria Fernanda Rodrigues (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) e Maria Joana e Cristiane (assessoria de imprensa da UPF) pelo telefone (54) 3316-8110/8142.